A Região de Leiria e Oeste ocupa uma longa faixa litoral a norte de Lisboa. A sua localização estratégica, entre as duas maiores cidades portuguesas, o Porto e Lisboa, aliada à amenidade, beleza e grande diversidade paisagística confluíram para que esta terra não fosse apenas lugar de passagem mas se tornasse estratégica ao longo de tempos imemoriais. Num território relativamente pequeno, a montanha convive com longos areais povoados por vilas e cidades há muito constituindo conjuntos patrimoniais significativos nas narrativas nacionais e internacionais. Alguns destes mais belos e conhecidos locais são Peniche, a Nazaré ou ainda São Pedro de Moel, o coração de outro não menos elemento simbólico nacional – o Pinhal de Leiria.
Nesta região convivem imponentes monumentos, tais como o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) e Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade, com outros que não sendo tão grandiosos arquitetonicamente, o são simbolicamente, tais como a Igreja de São Gião, entre outros.
Neste tão pequeno grande lugar, situa-se ainda o tão sobejamente conhecido altar do mundo – o Santuário de Fátima. E tanto outro património cultural brinda esta região, desde o gastronómico ao musical, etnográfico etc.
São estas e tantas outras, razões mais que suficientes para justificarem a realização deste congresso. O nosso objetivo é realizarmos um fórum, capaz de reunir os mais variados contributos nacionais e internacionais, onde a reflexão sobre o património cultural num mundo globalizado, constitua o tema central.
Dentro desta grande temática preocupam-nos também as questões relacionadas com a intervenção e património, nomeadamente no papel das linguagens artísticas no processo de dinamização, de mediação e de re-interpretação criativa do mesmo. A relação dos indivíduos com o(s) património(s) cultural(ais) locais e o impacto desse envolvimento nas comunidades, poderá constituir-se, do mesmo modo, como mais um objeto de reflexão sobre eventuais processos e trajetos de intervenção artística e cultural.
Assim, a partir destas possibilidades e interpelações, convidamos todos aqueles cujo interesse se situe nestes domínios a enviarem-nos os seus trabalhos, de modo a que o Congresso se converta num espaço profícuo de discussão e análise das diversas dimensões do Património Cultural e da Intervenção Artística, partindo de abordagens multi e interdisciplinares.
Participantes
Professores, investigadores, estudantes dos diferentes níveis de ensino, técnicos de instituições/associações culturais e outros, técnicos de museus, mediadores e técnicos de intervenção artística, e público em geral.
Tema da Conferência
Reflexões sobre Património Cultural e a Intervenção Artística
Subtemas
Património Cultural Material e Imaterial (desde gastronómico, musical por exemplo, a outras vertentes)
Acessibilidade e Património
Serviços Educativos, Museus, Bibliotecas e Espaços Culturais
Turismo e Património Cultural
Mediação e Património Cultural
Animação, Desenvolvimento Comunitário e Património
Intervenção e educação artísticas
Literatura e Património
Arte(s) e Património
Escola e Património
Línguas de trabalho
Português, inglês, castelhano e francês