WORKSHOP SOBRE COERÊNCIA DAS POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTINADO AOS DEPUTADOS CABO-VERDIANOS – NO PROGRAMA MUNDO SOLIDÁRIO

Decorreu, no mês de junho de 2014, um workshop dedicado à temática da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento, direcionado aos  deputados de Cabo-Verde, na Assembleia Nacional.

unnamed_CV

Este workshop contou com a presença de conferencistas internacionais com vasta experiência em Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Ebba Dohlman, Chefe da Unidade de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Mónica Ferro, deputada do Partido Social Democrata (PSD) de Portugal.

Ebba Dohlman centrou a sua apresentação no trabalho desenvolvido pela OCDE no âmbito da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento e nos instrumentos utilizados. Apresentou o modelo adotado pela Instituição nos anos 90, um modelo que acabou por se revelar limitado em determinados aspetos e a nova estratégia adotada pela OCDE em 2010, mais adaptada à complexidade que pauta o mundo do novo milénio e assente em dois grandes pilares: a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento e a partilha de conhecimento.

Mónica Ferro, que conta com uma vasta experiência em Coerência das Políticas para o Desenvolvimento, focou a sua apresentação nos esforços conduzidos por Portugal e nos mecanismos que tem aplicado em questões de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento. Deu a conhecer, nomeadamente, a resolução específica para as questões de Coerência das Políticas adotada em Portugal e a criação de uma rede de pontos focais dos Ministérios e de grupos ministeriais responsáveis monitorização da coerência das políticas públicas.

unnamed_CV_MF

A deputada Cabo-Verdiana Filomena Vieira  acredita que uma melhor e mais acelerada articulação é fundamental entre os pontos focais da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento dos diferentes ministérios.

Este é o tema deste programa do Mundo Solidário.

ASSISTA AO VÍDEO DO PROGRAMA

WORKSHOP POLICY COHERENCE FOR DEVELOPMENT TARGETS CAPE VERDEAN DEPUTIES – IN THE PROGRAM SOLIDARY WORLD 

A workshop dedicated to Policy Coherence for Development and targeting Cape Verdean Deputies took plave in June 2014.

This workshop was attended by an international panel with vast experience in Policy Coherence for Development: Ebba Dohlman the current Senior Advisor to the Office of the Secretary-General, Policy Coherence for Development, OECD, and Mónica Ferro, Deputy of the Social Democrat Party (Portuguese Acronym PSD) of Portugal.

Ebba Dohlman centered her presentation on the work developed by the OECD in the domain of Policy Coherence for Development and on the instruments in place. 

Mónica Ferro, a Deputy with vast and in-depth experience and knowledge of Policy Coherence for Development, focused her presentation in the efforts carried out by Portugal regarding this thematic. 

Filomena Vieira, a Cape Verdean Deputy expressed her belief that what is in fact pivotal is a greater articulation between the different Policy Coherence for Development focal points.

The vídeo is available in Portuguese.