Participação ESTG-IPLeiria no concurso international “Xplore New Automation Award 2018” da Phoenix Contact

Os estudantes Carlos Guerra e Jaime Silva, da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPLeiria), participaram no concurso internacional “Xplore New Automation Award 2018” promovido pela Phoenix Contact e com o patrocínio do Ministério Alemão da Economia e Energia.

O projeto submetido foi um dos selecionados pelo júri para continuar em concurso, indo agora receber até 3000€ em equipamento da Phoenix Contact para o desenvolvimento do protótipo.

O projeto intitula-se “Knife 4.0: Post-sale product tracking” e enquadra-se no paradigma da Industria 4.0, tendo com objetivo o desenvolvimento de um sistema que permita a um fabricante o acompanhamento do seu produto (em termos de utilização, desempenho, defeitos, etc.) mesmo após a venda. O protótipo será desenvolvido considerando o caso particular de um fabricante de facas e um dos seus clientes profissionais, como por exemplo um talho ou um matadouro.

O projeto irá ser desenvolvido com o apoio da academia EDUNET da ESTG, com a supervisão dos professores do Dep. Engenharia Eletrotécnica (DEE) Eliseu Ribeiro, Luís Perdigoto e Paulo Coelho.

Os vídeos com as várias etapas de desenvolvimento do projeto irão ser divulgados no canal “Edunet.ESTG.IPleiria” do site Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCEK6ZpUJcu2pNZC_avAE8Yw).