Livro – 10 Anos

INSTITUNA
Muitas vidas… Um só sonho

       ” Pouco meses depois da minha chegada, devido a uma intensa persistência dos grandes Institunos Filipe “Tripa” Moura e Pedro Cotrim, resolvi enverdar peça maior das tradições académicas da ESTG. De pijama vestido e com a guitarra a tira-colo tornei-me na mais recente adição da grande tuna leiriense, Instituna. Talvez devido ao facto de o meu pai ter pertencido, nos seus tempos de estudante em Coimbra, ao Coro Misto da Faculdade de Letras de Coimbra, recebi de imediato um apoio extraordinário, assim como a compreensão de que a vida académica deve ser bem vivida mas sempre com um sentido de responsabilidade apurado para os estudos. Não posso deixar de mencionar a importância que os meus pais tiveram na minha ascensão na Instituna, onde sem o seu apoio, é certo que hoje não estaria aqui a escrever este editorial.

       A Instituna é História. É um marco representativo na vida académica de Leiria. É e será a maior Tuna desta cidade, porque influenciou várias gerações de estudantes que por cá passaram e perdurou. Não foi uma moda passageira, não foi um capricho de grandeza… cresceu por si própria, não foi sempre a mais agraciada, mas superou as crises e problemas que hão-de sempre haver em todas as tunas, não morreu e nem perdeu a sua identidade desde o seu primeiro fôlego há dez anos atrás. Até à data os nossos valores, princípios e objectivos são os mesmos: A união, a amizade, a música, o convívio, a alegria, a tradição… a ESTG.

       Este livro é mais do que uma homenagem à Tuna, é também um lembrete, uma recordação que não vai ecoar em poços fundos, mas sim na solidez de uma página branca que dita os seus relatos. É recordar, é viver, e esperar por mais. Espero que com este livro, não só se avive a memória daqueles que por cá passaram, mas como também elucide os que hoje cá estão e para os que amanhã virão, sobre o que foi, é e será sempre a Instituna.”

 

 

 

 

 

© Instituna - IPL - 2013