Ponentes

Sesión plenaria (viernes, 3 de mayo – 9h30)

El patrimonio histórico educativo y la formación del ciudadano

José María Hernández Díaz (Universidad de Salamanca – España)

CARRERA ACADÉMICA. 

*Catedrático de Teoría e Historia de la Educación en la Universidad de Salamanca.

*Premio Extraordinario Doctorado en Ciencias de la Educación (1981).

*Decano de la Facultad de Educación (1996-2003).

*Vicerrector de Planificación e Innovación Docente (2003-2007).

* Presidente del Consejo Escolar de Castilla y León (2000-2003).

INVESTIGACIÓN

*Director del Programa de Doctorado en Educación.

*Ha dirigido 75 tesis doctorales (varias sobre Portugal) y publicado 280 trabajos científicos.

*Director de “Aula. Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca», y de “Historia de la Educación. Revista Interuniversitaria”.

*Director del Grupo de Investigación Reconocido “Helmantica Paideia. Memoria y proyecto de la Educación”. Algunas de sus líneas principales de investigación se sitúan en torno a la “Prensa Pedagógica en la historia”, “Influencias extranjeras en la educación española e iberoamericana” y “África, educación y desarrollo, de ayer a hoy”.

OTROS MÉRITOS

*Ha recibido el premio “María de Maeztu” a la EXCELENCIA INVESTIGADORA (2014). También el prestigioso VI Premio José Manuel Esteve, que se concede al mejor artículo científico publicado en una revista de educación en España en el año 2015, por el artículo: “El discurso pedagógico en la Fiesta de la Ciencia en la universidad deseada. España 1900-1936”, Historia de la Educación. 34 (2015) 103-138.

*Pronunció la Lección inaugural del curso académico 2016-17 en el Paraninfo Histórico de la Universidad de Salamanca el dia 14 de septiembre de 2016 con el título La Paideia universitaria en la Fiesta de la Ciencia.



Sesión plenaria (viernes, 3 de mayo – 14h00)

Itinerários de Inovação Pedagógica: projetos e experiências educativas em Portugal no século XX

Virgínia Pereira da silva de Ávila (Universidade de Pernambuco – Brasil)

*Doutorada em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA,1997).

*Professora do quadro permanente da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

*Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, sobretudo em: história do ensino primário rural, formação e trabalho de professores rurais, instituições e arquivos escolares e memória e cultura escolar. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no sertão do São Francisco (GEPHESF).



Presentación del libro (viernes, 3 de mayo – 19h30)

Desporto, Educação e Qualidade de Vida

​José Rodrigues (Presidente da Direção da REDESPP – Professor Coordenador Principal, ESDRM-IPSantarem)

Pedro Sequeira (professor Coordenador, ESDRM-IPSantarem, Coordenador do CIEQV)


Simposio 1 (sábado, 4 de mayo – 9h30)

O Currículo e a Pedagogia da infância

PAINEL 1 – Currículo, infância e sistema educativo: o papel dos educadores de infância 


Isabel Lopes da Silva (Ministério da Educação)

*Doutorada a em Ciências da Educação; licenciada em Filosofia. Coordenou as equipas encarregadas da elaboração das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 1997 e 2016. Tem exercido atividades docentes na formação inicial e contínua de educadores de infância e em Cursos de Mestrado e Pós-graduação para docentes de diferentes níveis de ensino, tendo orientado dissertações de mestrado e doutoramento. Trabalhou no Instituto de Inovação Educacional onde colaborou no apoio a projetos de inovação nas escolas e participou em projetos internacionais.

Lurdes Mata (ISPA – Instituto Universitário)

*Tem como formação inicial educação de infância, tendo posteriormente obtido formação em Psicologia Educacional (Licenciatura e Mestrado) e o Doutoramento em Estudos da Criança. É atualmente Professora Auxiliar no ISPA-Instituto Universitário e Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar do ISPA/ESEI Mª Ulrich. Tem colaborado com o Ministério da Educação como autora, consultora e formadora no âmbito do curriculum para o pré-escolar.

*É membro do Centro de Investigação em Educação do ISPA onde desenvolve investigações em três linhas: descoberta e apropriação da linguagem escrita, processos de aprendizagem e as componentes afetivas a eles subjacentes (motivação, emoções) e envolvimento parental. Tem diversas publicações, em livro, capítulos de livros e revistas nacionais e internacionais direcionadas para a compreensão de variáveis individuais e contextuais que permitam identificar abordagens educativas de qualidade.

Manuela Rosa (Instituto Politécnico de Lisboa)

*Especialista em Formação de Educadores de Infância, sendo professora adjunta no domínio da pedagogia em cursos da Escola Superior de Educação de Lisboa, em especial no Mestrado em Educação Pré-Escolar, onde leciona unidades curriculares da Pedagogia da Infância e é supervisora institucional e integra ainda a coordenação do curso.
Integrou equipas de estudo do Ministério de Educação aquando das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como a equipa encarregada da sua revisão.

*A sua área de estudo de maior de interesse é a formação prática do educador de infância, tema de estudo das provas de especialista, do mestrado e da licenciatura em orientação educativa.​

Teresa Sarmento (IE, CIEC – Universidade do Minho)

Iniciou a sua atividade profissional como Educadora de Infância (1978), tendo prosseguido estudos na Universidade do Minho com a realização da Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (1987) e, posteriormente a realização do Doutoramento em Estudos da Criança (2000). É Professora Auxiliar no Instituto de Educação, Universidade do Minho, pertencente ao Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança, onde se tem dedicado à docência na graduação e pós-graduação de professores, bem como à investigação sobre a educação de infância, as problemáticas da formação de professores, histórias de vida de profissionais da educação, da organização escolar e da relação escola-famílias-comunidades, com os estudos publicados em revistas científicas e livros, a nível nacional e estrangeiro.. Tendo sido perita externa em estudos sobre condições de género a nível da União Europeia, tem desenvolvido trabalhos de consultoria sobre políticas para a infância em São Tomé e Príncipe e Angola.​

PAINEL 2 – Orientações curriculares: significados e desafios para a educação pré-escolar


Maria João Cardona (ESE do IPSantarém; CIEC/Univ. Minho; Conselho Cientifico da UIIPSantarém)

Doutoramento em Ciências da Educação; Mestrado em Ciências da Educação; Licenciatura em Psicologia; Curso de Educadora de Infância. Professora coordenadora daESE do IPSantarém; Colaboração docente com outras instituições de Ensino Superior (nacionais e internacionais); coordenação e participação em vários projetos (inter)nacionais; autora de publicações (inter)nacionais no âmbito da educação para as primeiras idades, formação, políticas educativas para a infância e gestão educacional. Conselho editorial de várias publicações (inter)nacionais. Trabalho como consultora nos PALOP (através F. Gulbenkian; Banco Mundial; FEC; UE); Participação em organizações científicas e profissionais das quais é de destacar: Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua do ME (09/ 14); Presidente da Direção do GEDEI 02/05); Presidente da Direção da APEI (96 /00); Direção da Secção Portuguesa da OMEP; Direção Secção Portuguesa AFIRSE.

http://www.fct.mctes.pt/fctsig/cv/presentation.PT/overview.aspx

 Maria Pacheco Figueiredo (ESEV e CI&DEI-IPV)

*Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu e Investigadora Integrada do CI&DEI do Instituto Politécnico de Viseu. Desenvolve a sua ação profissional no âmbito da formação de professores e da Educação Social. É orientadora de estágios e de relatórios finais de estágio no mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º CEB. participa igualmente em formação contínua e pós-graduada, nas áreas da Supervisão Pedagógica e da Educação de Infância.
Desenvolve investigação em áreas próximas à Infância, com enfoque na Pedagogia ligada aos Direitos das Crianças e na formação de professores.
É Secretária Geral da European Educational Research Association (EERA) desde 2015 e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) desde 2017.

*Doutorada em Educação, especialidade Didática e Desenvolvimento Curricular, Universidade de Aveiro. Mestre em Educação, especialidade em Concepção e Avaliação de Projetos Educativos, Universidade dos Açores. Licenciada em Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Francisco Sousa (CICS, Polo da Universidade dos Açores – CICS.NOVA.UAc)

Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, nas áreas do Desenvolvimento Curricular e da Tecnologia Educacional; autor de várias publicações nas mesmas áreas; Membro Integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Polo da Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc); Colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC); «Co-convenor» da Rede 3 («Curriculum Innovation») da European Educational Research Association (EERA).

Miguel Oliveira (ESECS/IPLeiria e CICS.NOVA)

*Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria desde 2000. É docente e supervisor de Práticas Pedagógicas e Estágios na formação de educadores e professores. É Investigador no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – IPL/ Universidade Nova. É Doutorado em Ciências da Educação pela UTAD. Frequentou o mestrado e tem Pós-Graduação em Ciências da Educação – Área de Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo IE/ Universidade de Lisboa. Concluiu a Licenciatura em Educação de Infância, em 1999, no IPLeiria.

*É Presidente da Associação Nacional de Animação e Educação, foi elemento dos órgãos sociais do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI). É deputado Municipal de Óbidos, coordena o Plano Educativo Estratégico Municipal do concelho e é comissário da CPCJ – Óbidos.

Simposio 2 (sábado, 4 de mayo – 11h30)

Literacias e cenários de aprendizagem

PAINEL 1 – Da leitura dos textos à leitura dos mundos dos textos – Propostas para pensar a literacia crítica na escola

Maria José Gamboa (ESECS do IPLeiria e CI&DEI)

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro com a tese:  A Construção escolar do Plano Nacional de Leitura: Um estudo num agrupamento de escolas do Ensino Básico. É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências do Instituto Politécnico de Leiria.  Integra o Centro de Investigação – Estudos em Educação e Inovação. As suas áreas de interesse investigativo são as Literacias, a Leitura e a Formação de Leitores. Tem realizado comunicações, publicações e formação de educadores e professores no âmbito das áreas de investigação.

Catarina Menezes (ESECS do IPLeiria)

Doutorada em Letras, área de Ciências da Comunicação, Especialidade Media e Sociedade, tem uma Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e Jornalismo. Ao nível da formação inicial, realizou Licenciaturas em Ciências da Comunicação e em Línguas e Literaturas Modernas. Coordena atualmente a Licenciatura e o Mestrado em Comunicação e Media, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria). É também coordenadora pedagógica do projeto Akadémicos, publicação mensal da responsabilidade de alunos e docentes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Tem vindo a privilegiar como áreas de atuação e investigação: jovens, usos dos media e cidadania, media e espaço público, literacia para os media.

Inês Conde (ESECS do IPLeiria)

É doutoranda em Ciências da Comunicação, ramo da Análise Crítica do Discurso e da Semiótica Social, na Universidade da Beira Interior, pós-graduada em Estudos Ingleses, com especialização em Literatura e Estética e Semiótica do Cinema, pela Universidade de Aveiro, e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade de Coimbra. É docente do Instituto Politécnico de Leiria, nas áreas da Análise do Discurso e da Semiótica. Os seus interesses de investigação são os Estudos de Cinema, Representações de Género nos Media e Estudos de Multimodalidade.

PAINEL 2 – Cenários de aprendizagem

Nicolau Borges (Diretor do CFAE Centro-Oeste)

Ana Borges (Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia)

Jaime Rei (Coordenador do Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo)



Sesión plenaria (sábado, 4 de mayo – 15h00)

Autismo: o que os educadores devem saber 

Nuno Lobo Antunes (PIN – Progresso Infantil – Portugal)

*Nuno Lobo Antunes nació el 10 de mayo de 1954.

*Es neuropediatra y licenciado en Medicina por la Universidad de Lisboa (Portugal).

*Realizó parte de sus prácticas en la Universidad de Columbia, donde trabajó como Professor Asistente de Pediatría, y en la Universidad de Cornell (EE. UU.), donde fue Professor Asistente de Neurología.

*Desarrolló su actividad investigadora con Antonio Damásio y en el Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nueva York.

*Fue director clínico del Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIN) durante 10 anos y, en la actualidad, es el director del Centro de Desenvolvimento PIN-Progresso Infantil, del que es el fundador.

*En los últimos años, ha intervenido en áreas del desarrollo y el comportamiento de niños y adolescentes, lo que le ha llevado a publicar libros como «Mal Entendidos» y «Mais Forte do que Eu», este último en  con la Profesora Ana Rodrigues.

*Por otra parte, también es presidente del consejo de administración de la fundación Make-a-wish, y autor de los éxitos de venta «Sinto Muito», «Vida em Mim» y «Em nome do Pai».

*Ha recibido varios premios, entre los que destacan el Pfizer del joven investigador y profesional del ano por la organización «Rotarios».

*Ha sido invitado como conferenciante en numerosas ocasiones en Portugal y en el Extranjero.