Exposição #ILUSÃO DO REAL

O 1º ano do MIAA, no âmbito da UC Laboratório de Fotografia e Vídeo, realizou a exposição coletiva #ILUSÃO DO REAL, patente na Casa Plástica – Festival a Porta 2018

#ILUSÃODO REAL

Por vezes, a mensagem mais importante surge se olharmos em volta e virmos todo o enquadramento em redor, numa visão mais abrangente e intrínseca ao nosso real.

Na exposição de fotografia #ILUSÃODO REAL, realizada no âmbito do Mestrado de Intervenção e Animação Artísticas da ESECS – IPL, pretendemos promover um debate em torno da captação e uso da imagem específicamente nas redes sociais, nomeadamente o Instagram, muitas vezes ficcionada pela sua seleção de enquadramento e manipulação ao nível da perspectiva e de elementos que a compõem. Sugere-se, deste modo, uma reflexão sobre fotografia e a sua utilização nas redes sociais, e a sua finalidade de mostrar uma realidade individual que omite, intencionalmente, a realidade total do indivíduo e do momento que vive. Questionamos o porquê desta necessidade de manipulação. Questionamos se o resultado, desprovido da sua totalidade, será realmente um fruto e/ ou criador da felicidade de quem fotografa. A perspectiva manipulada de quem vê contribui para o preenchimento de bem estar de quem fotografa e partilha o momento captado? Não será a realidade, tal como é, mais bela, por ser, simplesmente, mais verdadeira?

A exposição é composta por 10 trabalhos, realizados por cada estudante do Mestrado, tendo sido o tema interpretado livremente, resultando numa mostra de trabalhos fotográficos colectiva, sob a mesma premissa: a captação da fotografia para partilha nas redes transmite a realidade de cada um? Ou o desejo e idealização dessa realidade?