Apresentação

Estamos a viver, desde o final do século XX, uma transição demográfica irreversível, de características peculiares e muito célere o que tem determinado num envelhecimento da população a nível mundial. O caso português não é exceção, é dos países europeus que tem apresentado um índice de envelhecimento maior. Este fenómeno tem vindo a merecer o olhar atento de governos, investigadores e da própria sociedade civil. O olhar, dos outros, sobre os mais velhos tem vindo, ainda que lentamente, a ser alterado. O olhar dos mais velhos sobre eles mesmos e a consciência do papel que devem desempenhar na sociedade, mesmo depois da sua situação de reforma, também, tem sofrido metamorfoses. Ainda assim, entendemos necessário continuar a debater e a apresentar soluções e alternativas para as formas de envelhecer, no sentido de contribuir para uma sociedade onde todos tenham lugar, ativo, saudável e participativo.

Objetivos:

Esta conferência pretende debater e apresentar soluções e alternativas para as formas de envelhecer, no sentido de contribuir para uma sociedade onde todos tenham lugar, ativo, saudável e participativo.

Destinatários:

– Estudantes

– Professores/Investigadores

– Profissionais na área da gerontologia, da saúde, do serviço social, educação social, da animação e de outras ciências sociais

– Público em geral

Data: 21 fevereiro

Local: Politécnico de Leiria, campus 2 – ESSLei

Organização: Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo (MIEA), ESSLei; ESECS; UIS; CICS.NOVA.IPLEIRIA

Espaços: Auditório da ESSLei; sala 1.0.4; 1.0.7A e 1.0.7B