Papers e Normas

PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

Resumos

Estrutura: os trabalhos devem conter título, autores, afiliações (ex: Unidade de Investigação em Saúde, Instituto Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria – Portugal), corpo de texto (sujeito ao limite de 3000 carateres), até 5 palavras-chave, 5 referencias, de acordo com a norma APA[1]:

Author, A. (Publication Year). Article title. Periodical Title, Volume(Issue), pp.-pp.

Corpo de texto: o corpo de texto deve conter no máximo 3000 carateres, incluindo espaços, e deve estar organizado em Introdução (questão de investigação, estado da arte e finalidade da investigação), Metodologia (descrição da(s) amostra(s) e metodologia(s) utilizada(s)), Resultados e Discussão (resume, interpreta e explora as implicações dos resultados), Conclusões (parágrafo de conclusão).

[1]APA, American Psychological Association

Os trabalhos aceites pela Comissão Científica serão publicados num número especial da Revista da Unidade de Investigação em Saúde (UIS)Research and Networks in Health http://journals.ipleiria.pt/index.php/rnhealth

De todos os resumos aceites, a Comissão Científica selecionará 5 para publicação na mesma revista em formato de short paper (5 páginas).

Artigos (short paper)

Data limite: a submissão de resumos deve ocorrer até 24 de janeiro de 2018 via plataforma de submissões EasyChair (http://easychair.org/).

Página de rosto: A primeira página do manuscrito deve conter título, autores, afiliações (ex: Unidade de Investigação em Saúde, Instituto Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria – Portugal), seguido de resumo (sujeito ao limite de 3000 carateres e organizado em Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões), até 5 palavras-chave e 5 referencias, de acordo com a norma APA[1]:

Author, A. (Publication Year). Article title. Periodical Title, Volume(Issue), pp.-pp.

Número total de páginas: O manuscrito deve apresentar entre 3 a 5 páginas, um máximo de 3 tabelas e/ou 3 figuras e um máximo de 15 referências bibliográficas.

Estrutura: O artigo científico deve ser estruturado em secções: Introdução (Enunciado do problema; Argumentos de relevância, de acordo com a literatura); Objetivos do estudo; Metodologia (Tipo de estudo/desenho; População/Amostra/Participantes; Instrumentos de colheita de dados; Procedimentos; Considerações ético-legais); Resultados (Técnicas de análise utilizadas; rigor da análise, dados obtidos), Discussão (limitações do estudo; interpretação dos resultados para cada um dos objetivos/questões/hipóteses; comparação com estudos preliminares; novos conhecimentos que emergem da investigação), Conclusão (Conclusões relacionadas com os objetivos/questões/hipóteses de investigação; indicação se os resultados suportam ou refutam a teoria; Implicações para as Ciências Sociais e da Saúde; Sugestões para investigações futuras). O(s) autor(es) deve(m) dar atenção a todos os itens que integram cada uma destas secções estruturantes.

Tabelas e figuras: Incluídos(as), apenas se necessários(as) para a compreensão do estudo e numerados(as) por ordem de inclusão no texto. As tabelas devem apresentar título em cabeçalho e as figuras descrição na parte inferior. A forma gráfica das tabelas e figuras deve ser direta e clara.