Pedro António Amado de Assunção (Coordenador do Curso)

Licenciado, Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, Portugal em 1988, 1993 e 1998 respectivamente; PhD in Electronics Systems Engineering pela Universidade de Essex, Reino Unido, em 1998. Iniciou a carreira docente no Instituto Politécnico de Leiria em Setembro de 1990, sendo actualmente Professor Coordenador de Engenharia Electrotécnica na área de Electrónica e Telecomunicações. É investigador no Instituto de Telecomunicações, na área de redes e multimédia e membro do IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineering. É autor ou co-autor de mais de 60 artigos científicos em conferências e revistas internacionais, 2 capítulos em livros e 4 patentes nos Estados Unidos (3 atribuídas, 1 pendente). A actividade de investigação recente inclui projectos de I&D na área de adaptação e transcodificação de vídeo digital comprimido para redes e sistemas de comunicação heterogéneos; controlo de débito binário e de qualidade de sinais audiovisuais, sistemas de conversão entre diferentes formatos de compressão; adaptação a terminais móveis; televisão digital tridimensional (3D) e sistemas de acesso universal a conteúdos multimédia 2D e 3D.

Telmo Rui Carvalhino Cunha Fernandes

Licenciado, Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica. Em 1991 concluiu o curso tecnico-profissional de Instalações Eléctricas na Escola Secundária da Lousã. Em 1996 terminou o curso de Licenciatura em Engª Electrotécnica no Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Desde 1996 que é colaborador da linha de Comunicações Ópticas do Instituto de Telecomunicações, onde esteve envolvido num projecto de I&D que consistiu no desenvolvimento e montagem de uma estação de solo para recepção de imagem meteorológicas. De 1997 a Fevereiro 2007 foi Assistente no Instituto Politécnico de Leiria. Entre Novembro de 1996 e Dezembro de 2000 foi aluno do mestrado de Sistemas e Automação – Ramo de Telecomunicações da Universidade de Coimbra, onde concluiu a respectiva dissertação com o título, “Consignação de Canais em Redes Celulares Usando Redes Neuronais e Algoritmos Genéticos”. Em 2007 concluiu o Doutoramento (PhD) no Radiowave Propagation & System Design Research Unit da Universidade de Glamorgan, Reino Unido. Desde  Março de 2007 é Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria, na área de Electrónica e Telecomunicações. Actualmente as principais actividades de I&D incluem-se na área de sistemas de telecomunicações, rádiopropagação, antenas e sistemas electrónicos com comunicação remota através de  interfaces de comunicação sem fios.

Luís Miguel Moreira Mendes

É Licenciado e Mestre em Engenharia Electrotécnica, área de telecomunicações, pela Universidade de Coimbra, Portugal. Desde 1995 que é investigador no Instituto de Telecomunicações, Portugal, e desde 1997 que é também docente do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Desde 1996) que a sua actividade científica é realizada na área dos circuitos e sistemas de telecomunicações. Até 2005, as suas actividades de I&D foram sobretudo no desenvolvimento de protótipos de equipamentos opto-eléctricos e electro-ópticos para sistemas de comunicação ópticos com multiplexagem por sub-portadora e repetidores DVB-T para as actuais redes de difusão de Televisão Digital. Desde 2005, que as suas actividades de I&D passam pelo projecto e caracterização de circuitos integrados CMOS e BiCMOS para sistemas de comunicação sem fios. Neste período desenvolveu diversos circuitos de rádio-frequência (RF) e microondas, nomeadamente, grelhas de condensadores e varactors comutados de RF, buffers analógicos de banda larga, osciladores controlados por tensão de baixo consumo, baixo ruído de fase e elevada banda de sintonia. Além disso participa actualmente no desenvolvimento da secção frontal (de RF) de um receptor WiFi integrado. Está em fase de conclusão do Doutoramento em Engª Electrotécnica e Computadores, especialidade de Telecomunicações, no Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal.

Luis Miguel Oliveira Pegado de Noronha e Távora

Licenciado em Engenharía Física (Ramo de Instrumentação) pela Universidade de Coimbra em 1993, Doutorado em Física, pela Universidade de Surrey, Reino Unido em 1998.  Foi investigador Pós-Doc na Universidade de Surrey em 1998 e Investigador Pós-Doc na Universidade de Coimbra em 1999, onde trabalhou em projectos de I&D na área de imagiologia médica e interacçãoda radiação com a matéria. É Professor coordenador no Instituto Politécnico de Leiria, na área de Física e Electromagnetismo. Desempenhou funções de Coordenador de Curso de Engª Informática e Comunicações e actualmente é o Coordenador o curso de Engª Electrotécnica no Instituto Politécnico de Leiria. Actualmente, as principais áreas onde desenvolve trabalho de investigação incluem a interacção de radiação ionizante com a matéria e simulação do transporte de radiação na matéria pelo Método de Monte Carlo Imagiologia de raios-X.

Carlos Manuel da Silva Rabadão

Doutoramento em Engenharia Informática, Segurança em Redes com Diferenciação de Serviços, Universidade de CoimbraMestrado em Engenharia Electrónica e Comunicações, Redes de Acesso – Aspectos de Planeamento, Universidade de Aveiro Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, Ramo de Telecomunicações e Electrónica, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria, Professor Adjunto desde Outubro de 1999; Instituto Politécnico de Leiria, Assistente de 1º Triénio, Setembro de 1996 a Outubro de 1999; Universidade de Aveiro, Técnico Superior de Telecomunicações nos Serviços Técnicos da UA, Dezembro de 1994 a Dezembro de 1995; Portugal Telecom, Projectista de Redes de Telecomunicações na Área de Telecomunicações da Figueira da Foz, Maio de 1990 a Outubro de 1992. Actualmente desenvolve trabalho de I&D em projectos nas áreas de Redes de Computadores; Segurança em Redes; Segurança da Informação; Qualidade de Serviço em Redes IP.

Luis Pires Neves

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo de Automação, Energia e Electrónica, Universidade de Coimbra, Portugal, 1992. Mestrado em Sistemas e Automação, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 1998. Doutoramento em Engenharia Electrotécnica, especialidade de Sistemas de Energia, Universidade de Coimbra, 2005. Entre 1993 e 1995 foi investigador no INESC pólo de Coimbra e bolseiro da JNICT. Em Janeiro de 1996 ingressou no Instituto Politécnico de Leiria como Assistente e actualmente é Professor Adjunto.  Permanece como investigador do INESC, ao abrigo do protocolo entre este instituto e o IPLeiria, pertencendo ao grupo de investigação em Utilização Racional de Energia e Planeamento Energético (UREPE). Actualmente, as suas actividades de I&D são desenvolvidas na area de utilização racional de energia,  planeamento energético e aplicações da investigação operacional ao sector energético e outros casos de Engenharia.

António Manuel Jesus Pereira

Licenciado e Mestre em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro em 1992 e 1995 respectivamente. Doutor em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, Portugal em 2006, sob o tema
Qualidade de Serviço na Internet. Iniciou a carreira docente no Instituto Politécnico de Leiria em Outubro de 1994, sendo actualmente Professor Coordenador no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria.
É Coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria. É Coordenador do Mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico de Leiria. É Coordenador Científico da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação do INOV- INESC Inovação delegação do Instituto Politécnico de Leiria. Coordenador do Projecto Redes Wireless Banda Larga em zonas rurais com implementação de um piloto na freguesia da Memória Concelho de Leiria.
É Coordenador do Projecto AV3D financiado pelo QREN em parceria com a empresa Janela Digital e com o INOV. É Coordenador do projecto BodyNet – Body Área Networks no apoio a idosos, financiado pelo IPLeiria É autor ou co-autor de mais de 20 artigos científicos em conferências e revistas internacionais. Tem três pedidos de registo provisório de patente.
Tem dois best paper awards em conferências internacionais com publicação no IEEE. A actividade de investigação recente inclui projectos de I&D nas áreas das redes de sensores sem fios, RFID, Redes Wireless para suporte de Serviços Internet, Qualidade de Serviço na Internet e Desenvolvimento de novos Serviços de Comunicação em Redes IP.

Sérgio Manuel Maciel Faria

Sérgio Faria é Doutor (PhD) em Electronic Systems Engineering pela Universidade de Essex, Reino Unido (1996). É Professor Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, Investigador do Instituto de Telecomunicações e Membro Senior do IEEE. Publicou mais de 60 artigos em revistas e conferências internacionais, integra diversos comités científicos de conferências internacionais na área do processamento de sinais e imagens e é revisor de várias revistas IEEE. Orienta várias teses de mestrado e doutoramento, na área da compressão de imagens e em sistemas embebidos e é co-autor de diversos capítulos de dois livros na sua área de conhecimento: “Comunicações Audiovisuais: Tecnologias, Normas e Aplicações” (IST Press 2009) e “Recent Advances in Multimedia Signal Processing and Communications” (Springer Verlag, 2009). Actualmente, a sua actividade de I&D inclui projectos nas áreas de processamento de sinais audiovisuais, algoritmos de compressão de imagem e vídeo, sistemas electrónicos para controlo, monitorização remota e telemetria através de redes sem fios.

Nuno Morais Rodrigues

Nuno Rodrigues é Doutor (PhD) pela Universidade de Coimbra, Portugal (2000). O trabalho de doutoramento foi realizado em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, na área de codificação de imagens e vídeos com recorrência aproximada de padrões multiescala. É docente no Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Politécnico de Leiria desde Setembro de 1997, sendo actualmente Equiparado a Professor Adjunto na área de Electrónica e Telecomunicações. É investigador no Instituto de Telecomunicações, na área de redes e multimédia, desde 1998. É membro do IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineering, desde 2000. Autor de mais de 30 artigos em revistas e conferências internacionais, integra diversos comités científicos de conferências internacionais na área do processamento de sinais e imagens e é revisor de várias revistas. Actualmente as suas actividades de I&D são realizadas nas áreas de compressão e codificação de sinais audiovisuais e biomédicos, nomeadamente a codificação de documentos digitalizados e a compressão de imagens e vídeo esterescópicos.

Rafael Ferreira da Silva Caldeirinha

Rafael F. S. Caldeirinha é Doutor (Ph.D) em Radiocomunicações pela Universidade de Glamorgan, Reino Unido (2001). Iniciou a sua carreira docente na Universidade de Glamorgan em Setembro de 1997 e no Instituto Politécnico de Leiria em Setembro de 2001, sendo actualmente Professor Coordenador na área de Electrónica e Telecomunicações e Coordenador do Curso de Mestrado em Tecnologia e Comunicações de Multimédia. É Investigador no grupo de Rádio, Microondas e Ondas Milimétricas (RMOM) do Instituto de Telecomunicações; Investigador Sénior Visitante na unidade de investigação “Radiowave Propagation & System Design” (RPSD), da Universidade de “Glamorgan”, no Reino Unido e membro do IEEE e do IET. É autor ou co-autor de mais de 50 artigos científicos em conferências e revistas internacionais, 1 capítulo em livro e 4 contribuições para a ITU-R, International Telecommunication Union- Radiocommunication Study Groups. Integra diversos comités científicos de conferenciais internacionais na área de Comunicações Móveis e Radiopropagação, é membro do Comité Editorial da Revista Científica “International Journal of Communication Systems”, IJCS, publicada pelo John Wiley e é revisor de várias revistas do IEEE e IET. É perito da AdI (Agência de Inovação, Portugal) para projectos na área de localização por rádio frequência. Orientou 3 teses de doutoramento e várias teses de mestrado e actualmente orienta 1 tese doutoramento e 2 de mestrado. A actividade de investigação recente inclui projectos de I&D nas áreas de radiopropagação em vegetação em frequências de microondas e ondas milimétricas; modelização e caracterização física (espaço-temporal) do canal de propagação; antenas e sistemas de medição de RF para estudos de RF em câmara anecóica e exterior; repetidores DVB-T; planeamento e optimização de redes móveis celulares e sem fios; sistemas de rádio dedicados para gestão de frotas e diagnóstico automóvel.