Muitos dos projectos já realizados por alunos do IPL, ou actualmente em curso, são realizados em colaboração com entidades externas e empresas nacionais.  A Delegação de Leiria do Instituto de Telecomunicações, Laboratório Nacional de I&D associado do Estado, acolhe muitos dos estudantes da área de telecomunicações, proporcionando as condições de investigação e desenvolvimento adequadas.

Entre as entidades externas que já colaboraram com o IPL nesta área, encontram-se empresas nacionais, de  renome, como por exemplo a PT Inovação, Siemens SA, Portugal Telecom, TV Cabo, AR TelecomINOV, Amitrónica, EID-Empresa de Investigação e Desenvolvimento, Synopsys, outras entidades, tais como a Força Aérea Portuguesa,  INESC, Associação de RádioAmadores, FCCN-Fundação para o Cálculo Científico Nacional, REP-Rede de Emissores Portugueses.

Os resumos seguintes, de projectos já realizados, ou em curso, encontram-se enquadrados nas 4 grandes áreas técnico-científicas abrangidas pelo Mestrado em Telecomunicações. Estes resumos constituem também exemplos dos tipos de projecto ou estágio, a realizar no âmbito do Mestrado em Telecomunicações.