Os codificadores de vídeo baseados na norma ITU-T H.264/AVC apresentam uma eficiência de compressão 2 a 3 vezes superior aos codificadores baseados no seu antecessor MPEG-2, para a mesma qualidade de imagem. No entanto, a norma MPEG-2 encontra-se presentemente implantada no mercado sendo suportada pela grande maioria dos equipamentos, nomeadamente receptores de televisão digital e leitores de DVD. De modo que a indústria efectue uma migração sustentada, é importante que exista no mercado uma transição suave entre as normas em causa, o que pode ser efectuado recorrendo à transcodificação entre o H.264/AVC e o MPEG-2.

Este projecto aborda o problema da transcodificaçãoo de vídeo de H.264/AVC para MPEG-2 utilizando o perfil MainLevel@MainProfile, focando de um modo particular o desenvolvimento de uma arquitectura de processamento e transcodificação eficiente do ponto de vista da compressão e da complxidade computacional. Esta arquitectura explora a informação contida no fluxo binário (video stream) do H.264/AVC, utilizando novas ferramentas, de modo a criar um fluxo binário MPEG-2 utilizando uma abordagem simples.

A principal contribuição deste projecto de investigação está relacionada com a conversão de imagens do tipo B, sendo que esta nunca foi estudada em trabalhos anteriores do mesmo tipi. Aborda-se também a conversão, para imagens do tipo B, de macroblocos H.264/AVC codificados com ferramentas que permitem a estimação de movimento para além dos limites de cada imagem. Os algoritmos desenvolvidos neste projecto fazem a conversão de macroblocos H.264/AVC com sub-partições para macroblocos MPEG-2 do tipo 16×16, suportanto a conversão mesmo quando a predição possui múltiplas imagens de referência. Adicionalmente, a predição de imagens do tipo B fora dos limites da imagem é também convertida, tirando partido da predição bidireccional.

O transcodificador desenvolvido neste projecto atinge uma taxa de conversão de aproximadamente 95\% dos macroblocos H.264/AVC do tipo inter. Para as sequências testadas, a redução da complexidade computacional atinge 60\%, sem introduzir perdas significativas da qualidade objectiva.

Cenário de Aplicação do Transcodificador de Vídeo

Figura 1: Cenário de Aplicação do Transcodificador de Vídeo

Figura 2: Diagrama Funcional do Transcodificador

Figura 2: Diagrama Funcional do Transcodificador