O mundo do vídeo e imagem digital tem sofrido nos últimos tempos um espantoso crescimento. Como parte integrante e fundamental neste mundo, os codecs foram evoluindo paralelamente, surgindo com bastante frequência novas versões e mesmo novos codecs.

Normalmente a interface proporcionada pelas implementações destes codecs resume-se a uma “rudimentar” linha de comandos, onde são enviados todos os parâmetros inerentes ao codec, ocasionalmente através de ficheiros de parâmetros já existentes, outras vezes é necessário introduzir parâmetro a parâmetro. Esta tarefa torna-se bastante lenta e incómoda quando é necessário proceder ao envio de um número elevado de parametros, tendo em conta que existem codecs que ascendem a uma centena de parametros.

O projecto SiCo passa pela criação de uma aplicação (interface) que facilite a utilização de codecs. Com esta aplicação o utilizador terá ao seu dispor todos os parâmetros, sem excepção,  pertencentes ao codec, de uma forma simplificada e agradável.

Para além de abranger todas as funcionalidades dos codecs implementados, também estão previstas funcionalidades adicionais com o intuito de tornar a aplicação num programa de fácil utilização.

Ao longo do projecto serão estudados três normas de vídeo (MPEG-2, H263 e H264), e uma norma de imagem (JPEG2000). A interface será dividida com base nos codecs alusivos a estas normas; dentro de cada um, haverá uma subdivisão, em três partes: o codificador e o descodificador correspondente ao codec, e ainda existirá um canal de transmissão analisado mais à frente. A aplicação será implementada em java, tendo o auxílio da framework jni (java native inteface) na comunicação entre os codecs (nativos) e a interface propriamente dita.

Figura 1: Normas Internacionais de compressão de Imagem e Vídeo

Figura 1: Normas Internacionais de compressão de Imagem e Vídeo

Figura 2: Exemplo da interface do codificador do H.264

Figura 2: Exemplo da interface do codificador do H.264