Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a uma constante evolução da tecnologia, principalmente na área das comunicações de dados. Com a proliferação da banda larga e a adopção de fibra óptica como meio de transmissão, deu-se o aparecimento de novas formas de comunicação com recurso a tecnologias baseadas no protocolo IP.

Ao nível do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) avançou-se com um projecto destinado a dotar o IPL de infra-estruturas necessárias ao transporte de voz dentro da sua rede e num ambiente convergente, integrado e seguro, mantendo as infra-estruturas telefónicas existentes nos diversos campus mas ligando-as em VoIP entre si.

No entanto, são ainda muitos os desafios que se colocam diariamente na gestão de um serviço assente nesta arquitectura, mais ainda em instituições de grande envergadura. Há que proporcionar meios para que a gestão dos inúmeros telefones IP, ATA e softphones seja feita de forma centralizada e não individualmente.

Foi com este objectivo em mente que foi desenvolvido uma plataforma de provisionamento automático baseada no PBX open source Asterisk para os telefones VoIP, softphones e ATA que fazem parte sistema de telefonia do IPL. Esta plataforma permite, entre muitas outras, as seguintes funcionalidades:

  • Configuração automaticamente os equipamentos terminais;
  • Actualização centralizada do firmware dos terminais telefónicos;
  • Realização de cópias de segurança;
  • Actualização de agenda;

Figura 1:  Sistema VoIP baseado no PBX Asterisk

Figura 1: Sistema VoIP baseado no PBX Asterisk