A Qualidade de Serviço (Quality of Service | QoS), vista sob a forma de um valor numérico, tende a ser a maior referência dos operadores de telecomunicações, uma vez que se trata do critério sobre o qual o cliente exprime a sua satisfação, ou pelo contrário mostra a sua insatisfação face ao serviço solicitado.

O mercado de televisão digital é de tal forma competitivo que se torna extremamente importante para qualquer operador conseguir avaliar, a cada instante, o desempenho da sua infra-estrutura de telecomunicações. Tendo em conta o custo do equipamento de monitorização actualmente disponível e o número de subscritores do serviço, e embora sendo tecnicamente possível, do ponto de vista económico esta avaliação poderia ser incomportável.

Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um produto de baixo custo, que viabiliza a sua utilização ao longo da rede estruturada do operador de modo a permitir uma monitorização contínua dos parâmetros de QoS, incidindo especialmente no último troço da rede e nos seus pontos críticos.

A monitorização tem em conta parâmetros de RF, bem como indicadores ao nível do fluxo de dados MPEG2-TS. O sistema pode ser configurado localmente através de um Web browser, ou remotamente através do protocolo SNMP. Assim, pode efectuar o envio de informações relevantes para um sistema central de monitorização da rede, de modo a fornecer alarmes em tempo real sobre falhas do sistema.

Figura 1: Sistema desenvolvido no projecto

Figura 2: Diagrama de blocos do módulo TU1216 (recepão e desmodulação)