Numa Era em que as novas tecnologias de comunicações têm um peso cada vez maior nas sociedade e também nas empresas, começa a tornar-se bastante difícil proteger eficazmente uma rede de computadores contra os diversos tipos de ataques a que está sujeita. Sobretudo pelo facto de que estes ataques têm origens cada vez mais dispersas e os atacantes são cada vez mais difíceis de identificar.

Para ataques oriundos do exterior da rede existe já uma panóplia de tecnologias e equipamentos que permitem eliminar estes ataques, ou minimizar bastante o impacto dos mesmos na infra-estrutura informática. Porém quando o ataque surge do interior da empresa, este pode passar despercebido. Esta situação tem um potencial altamente destrutivo.

No projecto apresentado pretende-se alcançar uma solução que permita minimizar as hipóteses de um atacante conseguir acesso aos recursos de rede. Como consequência desta solução é possível uma redução das probabilidades de ataques. O projecto foi desenvolvido tendo em vista a estrutura da rede informática do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e pretende apresentar uma solução eficaz como política de Autenticação, Autorização e Accountig (AAA) de utilizadores na sua rede.

Além de reforçar a segurança na rede informática do IPL, este projecto pretende analisar a possibilidade de se transpor o conceito de mobilidade inter-pólos que existe actualmente na rede wirelesse-U envolvida no projecto “e-U Campus Virtual” para a rede wired do IPL.