A identificação por rádio frequência (RFID) é uma das tecnologias de identificação automática mais em voga nos dias de hoje. Actualmente existe uma ampla investigação e desenvolvimento nesta área que tenta tirar o máximo partido das vantagens desta tecnologia, e nos próximos anos, novas aplicações e áreas de investigação vão continuar a aparecer. Já desde há bastante tempo que o RFID é utilizado para o controlo de acessos em várias e diferentes áreas, desde a monitorização de bens até à limitação de acessos a áreas restritas de um edifício por exemplo.

Nesta dissertação é proposta uma arquitectura de um sistema que usa uma rede distribuída de leitores RFID sobre Ethernet e que se insere na área do controlo de acessos. É apresentada uma proposta para a automatização do processo de registo da assiduidade dos alunos num ambiente institucional de ensino, recorrendo à tecnologia RFID.

São apresentados os critérios que levaram à selecção de um leitor RFID, considerado mais adequado para a realização de um protótipo experimental do sistema de controlo da assiduidade. Por não existir nenhum leitor que preencha as necessidades, é feita a especificação de alto nível de um leitor, ou seja, são descritos os componentes necessários que compõem um leitor mais económico do que os encontrados.

Conclui-se que através da implementação de um protótipo e dos resultados obtidos pelos testes efectuados, o sistema tem viabilidade. Da arquitectura proposta foram implementados os módulos principais, tendo o sistema revelado capacidade para automatizar o registo das presenças dos alunos nas salas de aula da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Figura 1:  Arquitectura global do sistema

Figura 1: Arquitectura global do sistema