O desenvolvimento das redes móveis contribuiu de forma decisiva para o aparecimento de novas aplicações, como é o caso de sistemas de vigilância e controlo remotos. Este projecto insere-se nesse âmbito e designa-se por “EXTREME SPY”.

Neste documento descreve-se o funcionamento da aplicação, tanto ao nível do hardware como do software, sendo ainda dado um aprofundamento teórico às tecnologias que a suportam.

Esta aplicação caracteriza-se por apresentar dimensões reduzidas, sendo constituída por dois blocos principais, um módulo GM862-GPS e uma pequena câmara. O módulo por seu lado é constituído por um modem GSM/GPRS e um receptor GPS integrados.

O módulo GM862-GPS é internamente constituído por um compilador de scripts python, e com base nisso foi desenvolvido um firmware com o intuito de implementar um servidor WEB. A sua ligação à internet efectua-se por GPRS, e embora o seu IP varie sempre que se estabelece uma nova ligação, recorre-se ao dynamic dns para que se obtenha um endereço inalterável.

Assim sendo o módulo, ou seja, o servidor WEB, disponibiliza numa página HTML a informação relativa ao estado da câmara, do GPS, o posicionamento geográfico, o estado de algumas entradas e saídas disponibilizadas pelo módulo, a intensidade do sinal GSM, o nível da bateria, e ainda oferece a possibilidade de efectuar chamadas de voz para um número especificado, bem como tirar fotos com dimensões distintas (VGA, QVGA, QQVGA).

Obviamente esta informação não se encontra acessível a qualquer utilizador, sendo necessário, por razões de segurança, efectuar uma autenticação para aceder à página WEB.

Figura 1:  Sistema geral

Figura 1: Sistema geral

Figura 2:  Placa de desenvolvimento

Figura 2: Placa de desenvolvimento