Com o presente projecto desenvolveu-se uma Set Top Box (STB) para recepção de televisão digital terrestre. Como motivação para este projecto temos o facto de que, a curto prazo, as emissões televisivas em canal aberto, para além do actual formato analógico, passar-se-ão a fazer em formato digital, usando a norma DVB-T (Digital Video Broadcasting-Terrestrial), isto numa primeira fase, dita de migração, após o que passarão a ser feitas exclusivamente no novo formato digital.

Assim, tendo em vista o aproveitamento dos actuais receptores televisivos que apenas suportam a norma analógica, pretende-se desenvolver um descodificador, de baixo custo, que sirva de interface entre os dois sistemas, possibilitando assim a continuidade de funcionamento destes receptores.

A solução passou pelo desenvolvimento de uma plataforma assente numa filosofia SoC (System On a Chip). Nesta metodologia, todo o sistema está assente num único IC (um super IC, poder-se-á dizer), que congrega em si quase todas as funções necessárias à implementação de um sistema deste tipo, desde a desmultiplexagem/descodificação de MPEG-2, até às saídas de áudio e vídeo analógico e digital, passando pelo suporte de um sem número de periféricos típicos neste tipo de aplicações (Smart Cards, Porta série, Porta Paralela, USB, Fire Wire, HDD, IR, IrDA, etc.).

Assim, dada a especificidade deste tipo de IC’s, o que, aliado à complexidade e à integração que estes apresentam, para além de usualmente se tratarem de integrados que misturam circuitos analógicos de precisão, como DAC’s, com circuitos digitais de alto desempenho, tudo numa só pastilha, leva a que sejam poucos os fabricantes de semicondutores a fazer desenvolvimento nesta área. Assim, de entre os fabricantes que produzem este tipo de IC’s (Conexant, STMicroelectronics, IBM, LSI Logic, entre alguns outros), a escolha recaiu sobre o STi5514, um IC da STMicroelectronics. Foram usados dois tuners (front-end) para o projecto, um para DVB-T (COFDM, portanto) e outro para DBV-C (QAM).

Figura 1:  Diagrama de blocos do STi5514

Figura 1: Diagrama de blocos do STi5514