A proliferação dos sistemas WiFi (802.11g) tem demonstrado a potencialidade do esquema  Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) na implementação de sistemas de transmissão wireless com velocidades de transmissão muito elevadas (54Mbps), mesmo em ambientes interiores com interferência de outros sistemas wireless.

Com este projecto pretende-se implementar um sistema de transmissão multiportadora OFDM, recorrendo à plataforma de software-defined radio GNURadio.

O sistema de transmissão é composto por um PC anfitrião com a plataforma GNURadio que comunica via USB com o hardware de transmissão/recepção Universal Software Radio Peripheral (USRP). Na transmissão, o PC processa os dados a transmitir e envia por USB os sinais a transmitir para o USRP, que os converte de forma transparente de banda-base para a frequência de transmissão. Na recepção, o USRP recebe o sinal de rádio-frequência, converte-o para banda-base e envia os sinais obtidos para o PC para processamento e descodificação. Os blocos funcionais que compõem o transmissor e o receptor dos rádios serão programados em C (C++).

Este projecto será desenvolvido em ligação com o grupo de investigação MOTION (www.av.it.pt/motion), Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro, que tem participado em vários projectos nacionais e europeus de investigação sobre sistemas de comunicação baseados em OFDM. O grupo MOTION disponibilizará o sistema GNURadio e colaborará no desenvolvimento do projecto, disponibilizando know-how e o acesso a cadeias de simulação desenvolvidas em diversos projectos.

A participação neste projecto pressupõe que o candidato tem interesse nas áreas de processamento digital de sinal, programação em C/C++ e sistemas de comunicação wireless. É desejável que seja um utilizador avançado de Linux.

1. Revisão do estado da arte sobre sistemas OFDM e SDR.
  2. Exploração do sistema GNURadio.
  3. Desenvolvimento dos blocos funcionais do sistema OFDM básico back-to-back.
  4. Caracterização do sistema OFDM básico.
  5. Desenvolvimento dos blocos funcionais adicionais do sistema OFDM completo.
  6. Testes do sistema em ambiente real.
  7. Elaboração da dissertação

Carlos Ribeiro (carlos.ribeiro@ipleiria.pt)