computacional que permita optimizar um problema de telecomunicações multi-objectivo à escolha do mestrando. Para este efeito deverá basear o seu desenvolvimento numa framework open-source à sua escolha, sem necessitar de codificar as técnicas de optimização (no entanto, não dispensa o seu estudo e compreensão). Neste trabalho o mestrando deverá codificar apenas o problema propriamente dito.

Após o término da fase de codificação deverá ser executada uma bateria de testes de desempenho cujos resultados servirão como base de análise para a documentação das experiências realizadas.

Nota 1: Um problema multi-objectivo é aquele que se propõe a optimizar vários objectivos em simultâneo (numa única execução), muitas vezes antagónicos entre si.

Nota 2: Optimização multi-objectivo baseada em métodos não exactos.

1. Pesquisa, estudo e selecção do problema a abordar/resolver;
  2. Estudo de possíveis técnicas não exactas a aplicar;
  3. Estudo da metodologia/Framework a adoptar;
  4. Projecto, simulação e meta-optimização do sistema.
  5. Implementação do problema e modelo de optimização;
  6. Projecto e testes experimentais do modelo – afinação de parâmetros de controlo;
  7. Testes de desempenho – Experimentação;
  8. Análise dos resultados obtidos – aplicação de indicadores de desempenho:
  9. Documentação dos resultados no formato IEEE Transactions EC;
  10. Escrita do relatório final;

Requisitos fundamentais

• Fundamentos de programação

Sílvio Priem Mendes (smendes@estg.ipleiria.pt)