Conferência, Vítor Agostinho, Moldes Mutantes – 08 de Março de 2018

Vítor Agostinho

Vítor Agostinho, natural de Peniche é um designer com uma experiência relevante de vários anos na indústria cerâmica. Recentemente complementou a sua atividade profissional com a criação artística orientada para a auto-produção fortemente influenciado pelos resultados da sua investigação no âmbito do seu projecto de mestrado de Design de Produto (2013) concluído na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA). O conhecimento destas duas dimensões, produção industrial e auto-produção, permitiu-lhe a oportunidade singular de desenvolver novos métodos de conformação que visam a criação de objetos artísticos com variação formal e de cor partindo de um mesmo molde, o qual denominou de Moldes Mutantes.

Moldes Mutantes

Promovendo nos moldes uma abordagem experimental, o objectivo final, é sempre, desenvolver produtos que possuam uma história e uma forma única que incorporem e revelem em si todas as decisões tomadas durante o processo de fabrico.

LYR.F#01.2017

Inserido num contexto de auto produção, promovendo uma abordagem clássica dentro do processo de conformação por via líquida, trata-se de um molde construído através de uma sobreposição controlada ou aleatória de camadas de gesso, permitindo assim a variação da forma da jarra.

TRN.F#01.2017
Um molde “plano” articulado transforma-se num molde tridimensional com forma variável. Construção de um molde compostos por elementos ligados entre si por um material têxtil de modo a tornar possível a manipulação formal da superfície.

Conferência – 8 de Março

Vídeo – (aqui)