Conferência, Vera Santos, Terapia – 05 de Abril de 2018

Vera Santos

Vera Santos, natural de Óbidos frequenta actualmente o curso de licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA), onde tem vindo a aprimorar o seu conhecimento e experiência na área do design.
Presentemente está focada em entender o que é um bom design, quais são os seus princípios, qual é o papel e quais são as responsabilidades do designer nas sociedades de hoje e de amanhã.
Recentemente participou na exposição coletiva “Rectângulo” no âmbito da unidade curricular Projeto de Design Industrial II do Curso de Licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR-IPL, com o seu trabalho “Terapia”.

Terapia

O objetivo deste projeto passa por fazer recordar a felicidade que era na infância, a descoberta de um pedaço de tijolo para desenhar e riscar no chão da rua. A proposta é relembrar que para se ser feliz é preciso pouco, e que blocos coloridos podem levar pequenos e graúdos a um sítio alegre e tranquilo e promover a redescoberta de uma felicidade simples.
Estes blocos foram criados para serem usados no chão da rua, que sendo geralmente mais duro e rugoso desgasta os blocos de gesso, ao mesmo tempo, que estes, por sua vez, deixam marcas gráficas nas superfícies escuras do chão.
A utilização no exterior enaltece o lado frágil e efémero do material, pois pode-se pintar toda a rua, mas quando chove, a cor e as linhas desaparecem e obtém-se uma nova “tela” pronta a ser utilizada.
Contudo, nos quadros de ardósia, tal como em superfícies mais macias, os blocos deste material não consegue produzir marcas gráficas, com desenhos ou riscos.

“Posso pintar com uma só cor, desenhar com duas cores em simultâneo ou mais, no fim empilho e arrumo.”

Conferências – 5 de Abril

Vídeo – (aqui)