16 de Maio: Dia Nacional dos Cientistas comemorado em Leiria

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Conferência Caminhos do Conhecimento presidida por Marcelo Rebelo de Sousa

“O Dia Nacional dos Cientistas é assinalado esta quarta-feira, 16 de Maio, com a conferência Caminhos do Conhecimento – o legado de José Mariano Gago, que terá lugar no Teatro José Lúcio, em Leiria. A iniciativa é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o apoio da Ciência Viva e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016, por resolução da Assembleia da República, com o objectivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, desta forma, para o progresso e o bem-estar da sociedade. O dia 16 de Maio, data do nascimento de José Mariano Gago, foi escolhido para homenagear o seu legado.

As conferências Caminhos do Conhecimento, que têm lugar anualmente neste dia, pretendem apelar à mobilização colectiva em torno de um futuro com mais conhecimento. O painel “Diálogos Cruzados: o conhecimento para um futuro comum” terá intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

Nos painéis “A Ciência e a Arte” e “A Ciência e a Indústria” haverá intervenções de Pedro Salgado, Luís Portela, Rui Horta, entre outros.

No final do evento os participantes poderão ainda visitar a exposição “12 conversas em torno de 12 projectos em Cerâmica”, um certame colectivo da autoria de estudantes e designers diplomados na ESAD.CR/IPLeiria integrado no projecto de investigação CP2S (Cerâmica, Património e Produto Sustentável – do Ensino à Indústria).

Neste dia será lançado o livro “Caminhos do Conhecimento 2017”, um registo das principais intervenções da conferência do ano passado.”

(Consulte aqui a Notícia na integra)