Silos acolhe mostra de produtos cerâmicos industriais sustentáveis

Gazeta das Caldas

““Produtos Cerâmicos Industriais Sustentáveis” é como se designa a exposição patente no Silos Contentor Criativo até 29 de Junho. A mostra é  organizada pela ESAD e pelo Laboratório de Investigação de Design e Artes (LIDA) e dá a conhecer o que de melhor, mais inovador e sustentável se faz actualmente na indústria cerâmica portuguesa.

Abriu portas ao público, a 8 de Junho, a exposição “Produtos Cerâmicos Industriais Sustentáveis”, nos Silos, que procura ser uma mostra de produtos da indústria para o ensino, permitindo conhecer o estado da arte dos produtos industriais sustentáveis do sector da cerâmica em Portugal. Estão representadas 20 empresas de todo o país. Segundo José Frade, professor e um dos responsáveis pela mostra, esta acolhe o que de melhor se faz no país no que diz respeito à inovação e sustentabilidade na indústria portuguesa.
No périplo feito pelas empresas de todo o país, foi possível constatar que há antigos estudantes da escola de arte caldenses a trabalhar em várias empresas que possuem departamentos de design. “Encontrámos alguns ex-alunos em cargos decisivos relacionados por exemplo com o desenvolvimento de produto”, afirmou José Frade.
Da iniciativa faz parte, não só a ida dos alunos às fábricas como trazer a indústria à escola, permitindo que os estudantes do curso “possam pensar projectos mais próximos das actuais exigências do mercado”.
Presentes estão vários exemplares de cerâmica decorativa das áreas dos pavimentos, revestimentos, cerâmica estrutural, sanitários e de produtos em barro vermelho, faiança, grés e porcelanas. Há todo um admirável mundo novo no que diz respeito a cores e dimensões dos painéis de revestimento, que provam que a inovação está bem presente no sector industrial.
Estão também presentes peças decorativas feitas com o reaproveitamento de lamas das ETARS (estações de tratamento de águas residuais). Podem ser vistas peças sanitárias onde é possível fazer o reaproveitamento das águas sujas do lavatório para as descargas da sanita.
Há exemplos de inovação e de sustentabilidade que são produzidos por empresas nacionais como Bordallo Pinheiro, CS-Coelho da Silva, Grestel, da Jomazé, da Love Ceramic Tiles, Margres Ceramic Tiles, Matceramica, Preceram, Prelis, Recer, Révigres, Ria Stone, Roca, Soladrilho, SPAL, Torreense, Val do Sol, Vasicol e Vista Alegre, que ofereceram ou disponibilizaram várias peças cerâmicas para esta exposição de cariz pedagógico. “Espero poder dar continuidade a esta coleccção”, disse o docente explicando que a iniciativa pretende reunir bons exemplos de produtos da indústria para o ensino.
A exposição, organizada pela ESAD e pelo Laboratório de Investigação de Design e Artes (LIDA) do IPL, decorreu no âmbito do projeto de investigação “Cerâmica, Património e Produto Sustentável – do Ensino à Indústria” (CP2S). Este é apoiado Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Portugal 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.
A mostra “Produtos Cerâmicos Industriais Sustentáveis”, na Sala Farinha do Silos Contentor Criativo está patente até 29 de Junho.”

(Consulte aqui a Notícia na integra)

– Gazeta das Caldas nº 5229, Sexta-Feira 8 Junho de 2018, pag.14