Actividade Pedagógica – Docente: João Mateus

Actividade Pedagógica

Projectos realizados em actividades pedagógicas por alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, que tiveram a intervenção do investigador João Mateus na impressão em 3D dos mesmos.

André Sancho – quiscôr

Quiscôr é uma paleta com godés amovíveis que permite preparar, armazenar, e trocar tintas, mantendo a mesma paleta e podendo ser utilizada tanto na mão, num registo mais livre, como apoiada numa superfície para uma pintura mais cuidada.

mARIA bRITO – REVESTIMENTO CERÂMICO

Este projeto explora novas formas orgânicas em revestimentos de parede, nomeadamente de grandes formatos. Propõem-se altos e baixos relevos orgânicos, explorados através do desenho 3D e normalizado às dimensões típicas dos revestimentos de parede cerâmicos, embora prototipados em escala inferior, para fins de comunicação do produto.

Pedro Lopes – TIJOLO ESTRUTURAL DE FACHADA DINÂMICA

Os tijolos estruturais extrudidos de Fachada Dinâmica pretendem alterar o desenho de superfície, tradicionalmente liso, dos espaços interiores sem recorrer a outros tipos de materiais (com excepção de argamassas de revestimento), modificar a acústica dos espaços construídos com paredes lisas e incrementar valor nos tijolos estruturais, inovando ao nível do potencial de aplicação dos produtos cerâmicos extrudidos em barro vermelho.
Estes produtos conduzem a novos designs de ambientes e de som, mantendo-se ou não a função estrutural do produto, no caso da utilização das peças do tipo estrutural ou semi-estrutural e das peças do tipo de revestimento, respectivamente.

Gonçalo Gama – SLIDE-IN CERAMIC TILE

Redesenho do azulejo no sentido de criar um produto cerâmico funcional numa aglutinação entre azulejo, prateleira e sistema de fixação. É um produto cerâmico extrudido que, para além da função de revestimento e da sua própria estética, também permite sustentar um suporte metálico para objetos como prateleiras, armários, cabides, entre outros, sem a necessidade de furação, e com a possibilidade de se movimentarem consoante as necessidades dos utilizadores.

Ana Casimiro – BRICK

BRICK é um tijolo ou revestimento inspirado nos jardins verticais já existentes.
Para além da sua função construtiva, incorpora no seu desenho um local distinto para colocar plantas, sejam flores ou uma pequena horta. Pode ser instalado em espaços públicos ou privados.

Gil Costa – TIJOLO CERÂMICO

Tijolo cerâmico de barro vermelho, construído através da técnica de extrusão e de simples aplicação. Ideal para construção de jardins verticais, oferecendo novas soluções visuais em função da disposição relativa entre camadas de tijolo.

Ricardo Silva – TIJOLO  ARQUITETÓNICO

Este produto corresponde a uma gama de soluções em barro vermelho extrudido, que vão desde o tijolo estrutural ao simples revestimento de tijolo, de barro vermelho de face à vista, que se pretende afirmar como uma proposta de desenho de paredes contribuindo desta forma, novos designs para ambientes interiores e exteriores, públicos ou privados.
Estes produtos conduzem a novos designs de ambientes e de som, mantendo-se ou não a função estrutural do produto, no caso respetivamente da utilização das peças do tipo estrutural ou semi-estrutural e das peças de revestimento.

André Paiva – ANEL CIRCULAR PARA ABAJUR DE TETO COM SISTEMA RÁPIDO DE ENCAIXE DE CASQUILHOS OU LÂMPADAS

A presente invenção diz respeito um anel circular para abajur de teto com sistema rápido de encaixe de casquilhos ou lâmpadas, o qual consiste numa peça plástica única com a forma de um anel que integra duas patilhas interiores com deformabilidade elástica, no sentido vertical ascendente e descendente, que permite o encaixe rápido e simples das lâmpadas e dos respetivos casquilhos através de duas possibilidades distintas. A primeira possibilidade diz respeito à pressão exercida manualmente através do casquilho e/ou da lâmpada sobre as duas patilhas que provoca a deformação elástica destas desviando-as no sentido do centro para a parede exterior do anel circular, abrindo espaço para que os componentes elétricos passem entre elas. A segunda possibilidade é através da entrada do cabo elétrico que eletrifica o casquilho da lâmpada no rasgo vertical permanente ou temporário do abajur.

* Este projecto foi prototipado para integrara na Feira de Propriedade Industrial, “Da Invenção ao Mercado”, patente no dia 13 de Dezembro de 2018.