Estudantes do Politécnico de Leiria premiados no concurso nacional de inovação em Cerâmica

Tinta Fresca

“Gonçalo Rama e Liliana Gouveia alcançaram o 2.º lugar e uma menção honrosa, respetivamente.

Dois estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria representam a instituição no pódio do Prémio Inovação no setor Cerâmico, da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, em colaboração com a PwC. Gonçalo Gama e Liliana Gouveia são ambos estudantes do mestrado em Design de Produto, e ganharam o segundo lugar e uma menção honrosa, respetivamente, entre 12 candidaturas a concurso.

O projeto “Slide-in ceramic tile” de Gonçalo Gama, oriundo de Olhão, valeu-lhe o segundo lugar e trata-se de um revestimento de parede produzido por extrusão, com uma superfície que permite o encaixe de sistemas de fixação de prateleiras. O estudante pretende redesenhar o azulejo, aglutinando azulejos, prateleiras e sistemas de fixação, e elimina a necessidade de furações para fixação, e cria a possibilidade de movimentar as prateleiras (ou armários, ou cabides ou candeeiros), consoante a necessidade. A invenção de Gonçalo Gama, além de um sistema completo de fixação de objetos em superfícies verticais, permite ainda reduzir os custos produtivos do azulejo.

“Winter cup” de Liliana Gouveia, natural de Oliveira do Hospital, projeto distinguido com uma menção honrosa no concurso, é um recipiente cerâmico para líquidos, multifuncional, com um design ergonómico, adaptado a pessoas com dificuldades de motricidade, e que permite simultaneamente massajar e aquecer os músculos e regiões do corpo. O contentor é adequado a pessoas com dificuldade em agarrar um copo (como no caso de indivíduos com dores articulares ou musculares), e permite aproveitar o calor dos líquidos quentes para aplicar uma massagem quente no corpo. A tampa pode ainda ser utilizada como bola anti-stresse. O júri atribuiu ao projeto de Liliana Gouveia cinco pontos (em cinco) no critério “Qualidade e clareza da ideia”. Este projeto contou com a colaboração da colega de mestrado de Liliana, Liliana Santos.

O Prémio Inovação do Setor Cerâmico, que visa promover a geração de ideias inovadoras que respondam às necessidades no mercado na área da Cerâmica, envolveu empreendedores, investigadores, estudantes e técnicos. A concurso estiveram as categorias de “Materiais, Produtos e Design”, “Processos, Tecnologias e Serviços” e “Gestão e Organização”, e o júri incluiu representantes da APICER, do departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, e da Sociedade Portuguesa da Cerâmica e do Vidro.”

(Consulte aqui a Notícia na integra)