Leiria – “Da invenção ao mercado” é o mote

97 FM Rádio, Clube de Pombal

“Debate sobre propriedade intelectual para a inovação empresarial
 
Pombal 97 fm / Tecnologia – O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) e a empresa JPCruz vão divulgar, na quinta-feira, dia 13, tecnologias e produtos inovadores.
A sessão, subordinada ao tema “Da invenção ao mercado”, é destinada a empresas, incubadoras e aceleradoras de empresas, e vai contar com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, e do presidente da IAPMEI, Nuno Mangas.
Segundo os três parceiros, o evento “pretende ser um espaço de divulgação, valorização e partilha das tecnologias mais promissoras e produtos inovadores, desenvolvidos no âmbito das actividades de I&D do Politécnico de Leiria e, simultaneamente, gerar oportunidades de transferência dessas tecnologias para o mercado”.
Para Ana Sargento, vice-presidente do IPL, este encontro conta com um painel inicial de apresentações “que visam explicar a importância da propriedade industrial para a inovação empresarial”, revelando que o IPL possui, actualmente, “mais de 200 concessões de direitos de propriedade intelectual, entre as quais 32 patentes, nacionais e internacionais”.
O início da sessão está marcado para as 17h00, com intervenções de Rui Pedrosa (presidente do IPL), de António Poças (presidente da Nerlei) e de João Pereira Cruz (administrador da empresa).
Depois, Rui Gomes falará sobre a “importância da propriedade industrial no sector académico e no sector empresarial”, cabendo a um representante da European Patent Office apresentar a “Life of a file”. 
O tema “Relação entre a aposta da empresa em propriedade intelectual e a inovação que a caracteriza” estará em debate logo a seguir, com desenvolvimento de Lara Moura, da Brisa, seguindo-se um debate. 
O “momento mais interactivo” acontecerá depois, com a divulgação de invenções e criações seleccionadas do IPL, algumas de forma expositiva e outras com apresentações direccionadas para empresas das áreas da Saúde e da Engenharia/Indústria.
Acerca do provável êxito desta iniciativa, Ana Sargento espera que ela “possa ser a origem de alguns contactos que resultem na transmissão de direitos de propriedade industrial para empresas, gerando valor no mercado e colocando a ciência ao serviço da sociedade”.”
 
 

Deixe um comentário