L’Art de Reconnaître la Céramique Française et Étrangère

L’art de reconnaître la céramique française et étrangère: terre-cuite, faïence, porcelaine, grès, etc., avec les marques et monogrammes

 

Biografia do Autor:

Émile Bayard (16.04.1868 –  23.12.1937) foi um historiador de arte francês. Foi pupilo do seu pai, o ilustrador Emile Antoine Bayard, e do pintor William Bouguereau. Após a morte do seu pai, em 1891, Bayard prosseguiu os seus estudos na Beaux-arts de Paris. Em 1905, foi nomeado inspetor do ensino do desenho e dos museus pelo Ministério da Instrução Pública e das Belas-artes, e posteriormente secretário do comité consultivo técnico das artes aplicadas. Participou em exposições de caráter internacional: na organização da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris de 1925, e foi medalhado com ouro na Primeira Exposição Internacional de Artes Decorativas Modernas de Turin de 1902 e na Exposição Universal de Gand de 1913. Recebeu dois títulos honoríficos da Legião de Honra, de Cavaleiro a 4 de novembro de 1920 e de Oficial a 19 de maio de 1926. O seu legado revela uma colaboração entre os mundos das artes e das letras: L’Illustration et les illustrateurs (gravura), a revista Le Nu esthétique (fototipia) entre 1902-1907, a revista Plantes & fleurs (fototipia) em 1906, e L’Academie en Plein Air (duotone) são alguns exemplos. Produziu duas coleções sobre história de arte ao estilo de manual de preparação do estudo da arte, a L’art de reconnaître les styles, com 13 volumes (1910-1931), e a Guides pratiques de l’amateur et du collectionneur d’art, com 10 volumes (1913-1929); de ressaltar a obra L’art de reconnaître la céramique française et étrangère (obra em exposição).

 

Resumo da Monografia:

O autor introduz o leitor sobre à temática da cerâmica: as origens da cerâmica e as suas manifestações gerais (terracota, cerâmica mate e com lustre); a cerâmica ao longo do tempo e do espaço, com exemplos baseados nas pastas cerâmicas mais características de cada período histórico e local no globo (p.e. grega, romana, francesa, holandesa, espanhola, inglesa, alemã, chinesa e japonesa); breve análise da cerâmica sua contemporânea; marcas e monogramas de produção; e terminologia utilizada na cerâmica .

 

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França” – (aqui)

 

– ÉMILE-BAYARD – L’art de reconnaître la céramique française et étrangère: terre-cuite, faïence, porcelaine, grès, etc., avec les marques et monogrammes. Paris: R. Roger et F. Chernoviz, 1920. [6], 458, [1] p. (Guides pratiques de l’amateur et du collectionneur d’art)

 

Deixe um comentário