Ceramic glazes

Biografia do Autor:

Cullen Warner Parmelee (1874 – 1947) foi um professor norte americano que se especializou em cerâmica. Tirou o bacharelato em ciências na Rutgers College em 1896, regressando a esta universidade para a obtenção dos graus de Mestre e Doutor. Em 1902, ajudou na organização do Department of Clay-Working and Ceramics na Rutgers College, posterior Department of Ceramics, onde foi diretor até 1916. Nesse mesmo ano, tornou-se o primeiro professor de engenharia cerâmica na University of Illinois, tendo sido nomeado responsável pelo Departamento de Engenharia Cerâmica entre 1922-42, ano da sua reforma. Além do ensino, Parmelee também se dedicou à escrita: escreveu artigos sobre e relacionados com cerâmica para a Ceramic Transactions da American Ceramic Society e para a Geological Survey of New Jersey e foi instrumental no estabelecimento do Journal of the American Ceramic Society enquanto publicação mensal. Tornou-se membro da American Ceramic Society em 1906, passando a associado 3 anos depois, e presidente entre 1914-15. Além disso, foi membro dos Fellows of the American Ceramic Society e Dean entre 1934-35, e tornou-se membro vitalício por voto unanime do Board of Trustees em 1942. Em 1914, foi nomeado secretário/tesoureiro da recém-fundada New Jersey Clayworkers Association. O seu impacto na comunidade cientifica valeu-lhe a atribuição do título professor emérito de Engenharia cerâmica do Departamento de Engenharia cerâmica da University of Illinois, e foram criadas duas bolsas em sua honra. A obra em exposição é considerada a sua obra capital, infelizmente póstuma; a preparação do livro já estava avançada o suficiente para permitir a sua publicação.

Resumo da Monografia:

Resultado de anos de investigação, de ensino e de observação de trabalhos pelo mundo, Parmelee condensa nesta obra informações recolhidas na literatura sobre vidrados cerâmicos, que a considera dispersa, fragmentada e pouco precisa. É apresentada a definição de vidrados, a sua composição, técnicas e tecnologias para a sua preparação, métodos de aplicação, tipologias de vidrados (características, composição e propriedades), e como solucionar defeitos dos vidrados.

– PARMELEE, Cullen W. – Ceramic glazes. Chicago: Industrial Publications, cop. 1948. x, 321 p.