La fabrication industrielle des émaux et couleurs céramiques

La fabrication industrielle des émaux et couleurs céramiques

 

Biografia do Autor:

Louis Théophile Franchet (23.06.1869 – 29.10.1940) foi um químico, arqueólogo, e ceramista francês. O seu pai, o botânico Adrien Franchet, trabalhou no Muséum national d’histoire naturelle, pelo que se pode presumir que o filho tenha tido contacto com cerâmica antiga e que lhe tenha despertado a curiosidade e interesse. Enquanto ceramista, ficou conhecido pelas suas peças de estilo japonês em grés com vidrados à base de óxidos, que expôs na Exposição Universal de Paris de 1900 e no Salon de 1903. Em 1911, deu aulas na École d’anthropologie, tendo publicou a obra Céramique primitive: introduction à l’étude de la technologie com base nessas aulas. Esta obra articula tecnologia da cerâmica, arqueologia e antropologia. Foi membro da Société d’histoire naturelle d’Autun em 1900. O seu interesse pela história da produção cerâmica levou o Ministério da Instrução Publica francês a lhe confiar o estudo da cerâmica egípcia e cretense, materializado na obra Rapport sur une Mission en Crète et en Égypte (1912–1913). A sua bibliografia reflete o seu fascínio pela evolução das práticas e tecnologias cerâmicas ao longo dos tempos (com foco nas sociedades agrícolas primitivas), que lhe levou à “criação” de um sistema de classificação cronológica com base em artefactos cerâmicos (embora não tenha o primeiro a sugerir esta forma de datação), e o papel da química para conhecer as propriedades corantes de alguns minerais para formular vidrados brilhantes, por exemplo La fabrication industrielle des émaux et couleurs céramiques (obra em exposição).

 

Resumo da Monografia:

Esta obra dedica-se aos métodos e operações de uma das formas de decoração das peças cerâmicas, os vidrados e as cores cerâmicas. O autor define o papel dos produtos empregues na decoração e descrever o seu fabrico e as praticas usadas a nível industrial, deixando de lado o teórico.   É restrito estritamente ao campo das preparações industriais, e não às formulações químicas daqueles produtos.

 

– FRANCHET, Louis – La fabrication industrielle des émaux et couleurs céramiques. Paris: Revue des matériaux de construction, 1911. vi, 188 p. Edição fac-similada sem indicação da nova edição

 

Deixe um comentário