Les arts de la terre

Les arts de la terre: Céramique, verrerie, émaillerie, mosaïque, vitrail

 

Biografia do Autor:

René Hippolyte Jean (15.03.1879 – 23.11.1951) foi um crítico de arte e bibliotecário francês. Estudou na École du Louvre, onde lhe foram dadas as bases para a escrita de artigos sobre arte e artistas. Escreveu enquanto crítico de arte para inúmeros periódicos, como na La Revue Dorée (1901), na Comedia (1919-36), no Le Temps (1936-40), e no Le Monde (1944); também fazia colaborações regulares no Petit Provençal, na Chronique des Arts, na Gazette des Beaux-Arts, e no jornal Arts. Cumulativamente, foi bibliotecário em várias instituições, como da Union centrale des arts décoratifs (1904-09) e da Bibliothèque d’art et d’archéologie (1909-15), esta que ajudou a criar a pedido de Jacques Doucet. Com a colaboração de especialistas da época (Paul Perdrizet, professor de arqueologia; e Louis-Eugène Lefèvre, bibliotecário responsável pela organização do arquivo fotográfico), René-Jean originou uma das bibliotecas de arte mais impressionantes da altura, a partir da coleção de Doucet, dada a coleção em si, a organização por áreas temáticas e o livre acesso aos documentos. Esta coleção foi o núcleo fundador da atual bibliothèque de l’Institut national d’histoire de l’art (INHA). Entre 1915-19, foi mobilizado para fazer serviço militar a favor de França na I Guerra Mundial. Quando regressou, foi conservador da Bibliothèque et musée de la guerre (em Vincennes) até 1942. Além disso, foi organizador de Secção de Belas-Artes na Exposição Internacional de Barcelona de 1929 e membro correspondente da Academia das Belas-Artes de Lisboa. Recebeu dois títulos honoríficos da Legião de Honra, de Cavaleiro a 12 de outubro de 1921 e de Oficial a 30 de março de 1949.

 

Resumo da Monografia:

O presente manual diz respeito à historia da arte das obras criadas a partir de matérias-primas provenientes da terra. René Jean define uma dupla classificação, dada a diversidade de matérias-primas: a cerâmica (com base em argila) e as artes do vidro (vidraria, esmaltaria, mosaico e vitral), tecendo algumas considerações gerais sobre as matérias-primas, definições e técnicas usadas. Decorrente dessa classificação, apresenta, por ordem cronológica do estilo artístico apresentado, os objetos e aplicações arquiteturais, assim como as suas decorações, provenientes dessas matérias-primas.

 

– JEAN, René; MARCEL, M. Henry, dir. – Les arts de la terre: Céramique, verrerie, émaillerie, mosaïque, vitrail. Paris: H. Laurens, 1911. [4], 480 p. (Manuels d’histoire de l’art)

 

Deixe um comentário