Matériaux de gros-œuvre

Matériaux de gros-œuvre: pierres – produits céramiques

 

Biografia do Autor:

Elie Leduc (1870 – 19…) foi um químico francês, que se especializou em materiais de construção. Na sua vida profissional, pode-se dizer que foi um líder: foi chefe do Laboratório de ensaios de cimento de Engenharia em Boulogne-sur-Mer entre 1897-1901; chefe da Seção de Materiais de Construção do Conservatoire national des arts et métiers (CNAM) entre 1902-07, recendo o título de chefe honorário dessa secção em 1936; e diretor da publicação Revue des matériaux de construction et de travaux publics entre 1905-09. Participou no V Congresso internacional de Química aplicada de Berlin de 1903, com um relatório de missão de Leduc enquanto chefe da secção de materiais de construção do CNAM, e no ciclo de conferências no Conservatoire national des arts et métiers em 1907 com um artigo subordinado ao título Nouveaux matériaux de construction – Produits silico-calcaires. Escreveu inúmeras obras sobre materiais de construção, com incidência em materiais calcários, mas também se dedicou ao estudo da cerâmica. Em colaboração com G. Chenu, engenheiro francês, escreveu a obra Matériaux de gros-œuvre- pierres – produits céramiques (obra em exposição). Chenu era licenciado em Ciências e foi assistente da Seção de Materiais de Construção do Conservatoire national des arts et métiers (CNAM).

 

Resumo da Monografia:

Esta obra faz parte de uma coleção de manuais práticos de análises químicos para oficiais laboratoriais e especialistas e versa os materiais pesados, a saber pedras e produtos cerâmicos. Encontra-se dividido em materiais de construção, materiais de cobertura, materiais de revestimento, pinturas, argilas e produtos cerâmicos, e vidro e vidrados, sendo que cada um destes capítulos é subdividido em materiais e produtos coincidentes com aquelas temáticas, e cada um destes está organizado por definição, análises (químicas), e ensaios (químicos, físicos e mecânicos).

 

– LEDUC, E.; CHENU, G. – Matériaux de gros-œuvre: pierres – produits céramiques. Paris [etc]: Librairie Polytechnique Ch. Béranger, 1913. [28], 285, [15] p. (Manuels pratiques d’analyses chimiques a l’usage des laboratoires officiels et des experts). Coleção dirigida por M. F. Bordas e M. Eugène Roux

 

Deixe um comentário