Technologies des faïences

Biografia do Autor:

Pierre Munier foi um engenheiro francês que se especializou nos aspetos técnicos da cerâmica industrial. Foi diretor do Institut de Céramique Française e “impulsionador” do seu laboratório. De facto, este laboratório foi um dos escolhidos para realizar as análises para o estudo Contribution à l’étude des argiles utilisées en céramique (obra em 2 fascículos). Em 1942, foi nomeado responsável pelo curso de tecnologias de faianças na École Nationale Supérieure de la Céramique de Sèvres. A obra em exposição póstuma, terminada graças ao curso por ele ministrado, dedicado às tecnologias da faiança e ao seu discípulo e colaborador Jean Meneret, este que assegurou a continuidade do ensino do curso acima referido.

Resumo da Monografia:

Tal como é indicado no título, esta obra trata das tecnologias usada na preparação e utilização da pasta cerâmica faiança. Após uma breve introdução ao tema da faiança, onde é apresentada a definição, a etimologia, o aspeto geral da industria, a sua importância industrial e comercial, e o plano e método de exposição da informação, seguem-se quatro partes: generalidades, o acordo das pastas e dos vidrados, as diferentes categorias de faiança, e os vidrados. A primeira parte trata de aspetos técnicos transversais às faianças (caraterísticas, classificações, constituição, fórmulas e composições), a segunda da relação entre a pasta e o vidrado (os defeitos e suas causas, a dilatação, a camada intermédia, o envelhecimento e os meios para corrigir defeitos decorrentes dessa relação), a terceira das diferentes categorias de faiança (a saber de pasta siliciosa, de pasta colorida e fina), e a última dos vidrados (informações gerais e fórmulas estequiométricas).

– MUNIER, P.[Pierre]; GROOTE, M. P.[Pierre], dir.- Technologies des faïences. Paris: Gauthier-Villars, 1957. vi, 228 p. (Cours de céramique industrielle)