Traité pratique des émaux photographiques

Traité pratique des émaux photographiques

 

Biografia do Autor:

Théophile Joseph Geymet (06.07.1826-?) foi um químico francês que se especializou em fotografia. Foi parceiro de Charles Alker na empresa Geymet & Alker, que abre as suas portas em 1867. Esta empresa trabalhava no sector químico, desenvolvendo produtos químicos e aparelhos diversos para as indústrias fotográfica e eletroquímica. Em 1870, abre uma filial em Bruxelas. Geymet foi parceiro até 1874, pois a empresa muda o seu nome para Alker & Chotteau. Esta empresa surge numa altura em que se verifica muita experimentação por parte de estúdios e empresas relacionadas com a fotografia, tanto para solucionar o caráter vulnerável das fotografias, como para satisfazer o desejo de prolongar a sua longevidade. A Geymet & Alker desenvolveu um equipamento mais portátil, para o “fotografo turista”, além de inúmeros processos fotográficos, sejam no tratamento como na revelação da imagem, como igualmente novos materiais e usos para a fotografia e gravura. Em relação aos processos, Geymet, a nível individual e enquanto parceiro da empresa, escreve sobre os seguintes processos, químicos e mecânicos: fotocerâmica; platinotipia; processo gelatino-bromide; heliografia; fotogravura; fototipografia; fotolitografia; fototipia; heliogravura; e galvanoplastia. Além disso, demonstrou como utilizar materiais algo inconvencionais, como o pó de ouro e de prata, tintas gordurosas e corantes de anilina, como a impressão sobre materiais para a criação de provas e negativos, como sobre porcelana, esmalte, vitrais, madrepérola, marfim, zinco e cobre. Participaram em três exposições da Société française de Photographie, em 1869, 1870 e 1874, tendo sido medalhados nesta última. Foi membro da Société française de Photographie desde 1864.

 

Resumo da Monografia:

Esta obra apresenta-se como um manual de esmaltes fotográficos a ser utilizado por fotógrafos esmaltadores sobre placas e sobre porcelana. É explanada a preparação dos produtos químicos e dos componentes, o desenvolvimento da imagem, o transporte desta para a placa de esmalte, os retoques, a coloração, e produtos desta técnica (fotografia sobre placas de esmalte, vitrais e fotografia sobre porcelana), acompanhado dos segredos, truques e formulas.

 

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França” – (aqui)

 

– GEYMET, Théophile – Traité pratique des émaux photographiques (Éd. 1885). [Paris]: Hachette Livre : BNF, 2014. xii, 161, [18] p. (Savoirs et Traditions : Généralités). Edição fac-similada. Complemento de título – Secrets, tours de mains, formules a l’usage de photographe émailleur sur plaques et sur porcelaine. Coleção da edição original – Bibliothèque photographique

 

Deixe um comentário