Ciencia para ceramistas y esmaltadores

Ciencia para ceramistas y esmaltadores

 

Biografia do Autor:

Kenneth Shaw foi um especialista em tecnologia cerâmica, sobretudo sobre vidrados. Trabalhou durante dez anos em cerâmicas de Stoke-on-Trent e Auckland, na Nova Zelândia, onde adquiriu experiência industrial em laboratórios e fábricas. Entre maio de 1958 e novembro de 1974, fazia resumos para a Ceramic Abstracts, um periódico de resumos sobre cerâmica compilado pela American Ceramic Society. Desde 1959 foi encarregou de fazer os sumários das revistas de cerâmica russas para a Sociedade Americana de Química. Aliás, traduziu duas obras do russo ligadas à cerâmica, o Principles of solid state chemistry: reactions in solids, de P.P. Budnikov e A.M. Ginstling, e o Technology of enamels de V.V. Vargin. Escreveu inúmeros artigos, como, por exemplo, uma série de 6 artigos intitulada Making Your Own Pottery Colours para a Pottery Quarterly: A Review of Ceramic Art entre 1957-59 (a saber, cromo, verdes, azuis cobalto, amarelos, castanhos, e cinzentos e pretos). També escreveu obras sobre cerâmica e a química ligada à cerâmica, em específico sobre esmaltes cerâmicos e material refratário, assim como uma obra de caráter mais geral, a Science for craft potters and enamellers (obra em exposição), apesar de ser patente a sua inclinação para os vidrados.

 

Resumo da Monografia:

Esta obra destina-se ao ceramista amador, artesão e artista, com o intuito de os dar a conhecer a ciência cerâmica e aprofundar os procedimentos práticos implicados na modelação, acabamento e cozedura dos compostos argilosos e metálicos que se irão converter em materiais cerâmicos e metais esmaltados. São exploradas as seguintes temáticas: as matérias-primas usadas na preparação das pastas cerâmicas e dos vidrados, os processos de modelação, a preparação de vidrados e esmaltes, o processo de cozedura, e uma série de quatro apêndices sobre química ligada aos processos e materiais na cerâmica (fórmulas, análises).

 

– SHAW, Kenneth – Ciencia para ceramistas y esmaltadores. Sargadelos: Ediciones del Castro, 1974. 222 p. (Cuadernos del Seminario de Estudios Cerámicos de Sargadelos. 6). ISBN 84-300-6019-7

 

Deixe um comentário