Ceramica Industrial – Vol. 3

Ceramica Industrial: Productos ceramicos – Tomo 11

Biografia do Autor:

Dr. Felix Gustav Singer (06.04.1888 – 27.10.1957) foi químico alemão. Iniciou os seus estudos em Química na Technissche Hochschule Charlottenburg (atual TU Berlin) em 1905, seguindo-se na Universität Breslau e na Keramische Fachschule Bunzlau (tradução livre: Escola Técnica de Cerâmica de Bolesławiec). Recebeu o grau de Doutor em Engenharia em 1910 na universidade onde começou os seus estudos, com a tese Üeber künstliche Zeolithe und ihren konstitutionellen Zusammenhang mit anderen Silicaten. Integrou o conselho de administração da Keramische Fachschule Bunzlau em 1922. Entre 1909 e 1914, foi dono do Laboratório Silesiano para a Indústria Cerâmica em Bolesławiec. Em 1914, começou a trabalhar na fábrica de porcelana Ph. Rosenthal & Co. AG em Selb como químico e chefe de departamento. Em 1921 foi nomeado diretor-adjunto da German Clay and Stone Ware Works em Berlin, integrando o concelho de administração no ano seguinte. O seu estatuto valeu-lhe a integração em várias sociedades ligadas à química e à cerâmica, como da American Ceramic Society em 1922, do Institution of Chemical Engineers (MIChemE) e do Institute of Ceramics. Também praticou a arte da cerâmica, enquanto ceramista e cessionário de 29 patentes relacionadas com cerâmica. A sua obra capital foi Industrielle Keramik (obra em exposição, edição em castelhano), obra póstuma que foi compilada pela filha Sonja a partir da biblioteca do Doutor Felix e da experiência prática dele como consultor de cerâmica, a que se seguiu, na mesma temática e com o mesmo rigor técnico, Ceramic Glazes (obra em exposição).

Resumo da Monografia:

Esta obra, dividida em três volumes, pretende reunir e examinar os aspetos relacionados com a cerâmica industrial. Neste terceiro volume, ilustra os produtos cerâmicos, agrupados segundo a sua utilização: os materiais de construção cerâmicos, a cerâmica de uso doméstico, a cerâmica química e técnica, o material especializado para laboratórios e engenharia, a cerâmica na industria elétrica, os refratários para a construção, e os isolantes térmicos. Esta ilustração é feita com recurso a um esquema de apresentação da informação transversal a quase todos os produtos (nem todos os produtos apresentam todos os dados que se seguem dado as suas especificidades), a saber: as características, os usos e formas, o tipo de pasta, as matérias-primas, a preparação e moldagem, a secagem, a cozedura, o acabamento, a aplicação do vidrado, os ensaios e analises a efetuar, as propriedades.

– SINGER, Felix; SINGER, Sonja S. – Ceramica Industrial: Productos ceramicos [sic]. Bilbao: Urmo, 1979. 405 p. (Enciclopedia de la Quimica Industrial. 11). ISBN 84-314-0179-6