Manual do Técnico em Cerâmica

Biografia dos Autores:

Marcelino Milani foi o autor da obra Manual do Técnico em Cerâmica (obra em exposição). Trabalhou no ramo da cerâmica durante 35 anos. Presume-se que terá sido instrutor de um curso de técnica cerâmica na Escola Piping, em São Paulo, Brasil.

Resumo da Monografia:

O presente manual, destinado a engenheiros, técnicos, estudantes, supervisores e operadores, pretende auxiliar os envolvidos na industria cerâmica, com na experiencia prática e profissional do autor. Começa por abordar a secagem de corpos cerâmicos (definição, tecnologia, processos, secadores), com particular foco nos vários tipos de fornos usados para esse efeito, seguindo-se uma breve explanação de conceitos ligados à cerâmica, como matérias-primas (argilas, caulins, quartzo, feldspato) e respetivas análises físicas, preparação de pastas cerâmicas, fundição, acabamento, preparação e aplicação do esmalte, decoração com várias técnicas (p.e. serigrafia), pintura, material refratário, e termina com um curso de matemática elementar, completado com questionários.

– MILANI, Marcelino – Manual do Técnico em Cerâmica. Santo André, São Paulo: Editora Técnica Piping, 1978. [6], 134 p.