Desenho : Livro I

Desenho: Livro I

Biografia do Autor:

Coronel Carlos Adolfo Marques Leitão (01.05.1855 – 25.11.1938) foi um professor pedagogista e oficial do Exército português. O seu percurso no Exército foi marcado pela velocidade que subiu na carreira: foi assentado praça a 15.09.1873, promovido a alferes a 05.01.1876, a tenente a 08.11.1882, a capitão a 21.12.1887 e a major a 20.10.1898. Na sua vida civil, Marques Leitão dedicou-se ao ensino da geometria aplicada e do desenho, assim como ao estudo das escolas comerciais e industriais: foi professor de Desenho e Geografia do príncipe real D. Luís Filipe e do infante D. Manuel; foi diretor do Colégio Militar (cargo que ocupou até à proclamação da República, i.e. 1910) e da Escola Industrial Marquês de Pombal; participou na Exposição Universal de Paris de 1900 com a comunicação Enseignement spécial industriel et comercial: les écoles industrielles et de dessin industriel de la circonscription du sud. Escreveu inúmeros manuais sobre geometria e desenho, tanto para a instrução primária como secundária, de destacar Desenho (volumes I e II em exposição), publicados entre 1909 e 1910. Esta obra é composta por 5 volumes e foi aprovada pelo Conselho de Instrução Pública para o ensino da Geometria Aplicada. Também foi colaborador em A semana de Lisboa : supplemento do Jornal do Commercio. Foi deputado, vogal do Conselho Tutelar de Terra e Mar, vice-presidente do Conselho Superior de Ensino Industrial e Comercial e presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa, durante a ditadura franquista. Em 1930, numa homenagem realizada na Escola Industrial Marquês de Pombal com a assistência do Chefe de Estado, era condecorado com as ordens de São Bento de Avis, de Santiago, de Nossa Senhora da Conceição e grã-cruz da Ordem da Instrução.

Resumo da Monografia:

O presente manual, livro 1 de 2, trata do ensino de desenho técnico ao nível da instrução secundária em Portugal, direcionado aos professores de belas artes e de escolas técnicas, com tendo como objetivo a execução prática do desenho de sólidos no espaço. Inicia com a exploração de noções básicas do ensino de desenho, como as condições da sala de aula, o material necessário para a lecionação, as estratégias aconselhadas (acompanhadas de exercícios) para o ensino de formas planas, sólidos geométricos (com respetivos modelos) e modelos de gesso, os métodos de ensino. Segue-se 62 estampas com exercícios a ser aplicados em sala de aula.

– LEITÃO, C. A. Marques – Desenho : Livro I. Lisboa: Fernandes & Ca., 1909. 1 vol. (Instrucção Secundária)