Traité pratique de constructions civiles

Traité pratique de constructions civiles: La pierre et la brique dans la construction: Deuxième Volume

 

Biografia do Autor:

Germano Wanderley (21.04.1845 – 31.10.1904) foi um arquiteto e professor universitário germano-brasileiro. Estudou Arquitetura na Berliner Bauakademie. Lecionou na Baugewerkschule Eckernförde entre 1864 e 1875, e na Technischen Hochschule Brünn entre 1875 e 1904, as disciplinas de arquitetura, desenho de construção, e construção. É responsável pelo projeto de inúmeros edifícios públicos e privados, e monumentos, considerado um importante representante do historicismo na arquitetura da Morávia, e sendo premiado por várias das suas criações. Também esteve envolvido com a construção ao nível da esfera pública: foi membro do conselho de exame para os candidatos a construção (pedreiro e mestre) em 1894; foi nomeado para o Conselho da Construção em 1898; e fez parte da elaboração do Plano de Regulação do Gen. Urbano de Brno em 1902. É autor de Traité pratique de constructions civiles, obra em três volumes (segundo volume em exposição).

 

Resumo da Monografia:

Esta obra refere-se ao segundo volume do tratado de Wanderley sobre construção civil, restringindo-se à utilização de pedra e tijolo na construção. Trata dos métodos de construção e de execução de muros, chaminés, alvenarias de tijolo e pedra, arcos em maçonaria, abóbadas, vãos para portas e janelas, e molduras. 

 

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França” – (aqui)

 

– WANDERLEY, Germano – Traité pratique de constructions civiles : La pierre et la brique dans la construction : Deuxième Volume. Paris: E. Bernard & Cie., 1883. [6], 514, iii p., com 6 pranchas com ilustrações

 

Deixe um comentário