Inauguração “Biblioteca de um Ceramista Industrial (1880-1980)” – 20 de Março de 2019

Biblioteca de um Ceramista Industrial (1880-1980)

A indústria moderna, baseada na utilização de máquinas-ferramentas e fontes de energia de alta eficiência, trouxe para primeiro plano o conhecimento técnico e científico e modelos de aprendizagem adequados à sua transmissão.

O objecto desta investigação segue, em paralelo, a produção e difusão dos saberes exigidos pela indústria cerâmica e os sistema de formação que foram postos ao seu dispor.

A investigação foi conduzida por João B. Serra, professor coordenador da ESAD, com a colaboração da bolseira Lia Gomes. Inscreveu-se no projecto CP2S, sob coordenação de José Frade, um projecto do Laboratório de Investigação em Design e Artes da Escola Superior de Artes e Design.

O lapso de tempo observado é de cerca de um século: desde a fundação da Fábrica de Faianças, em 1883, e da Escola Industrial das Caldas da Rainha, em 1884/86, até à criação de novos equipamentos de formação e ensino da cerâmica, entre 1982 e 1990.

A exposição a que o projecto deu origem reconstitui quatro momentos desta centena de anos. Em cada um deles, procurou-se reconstituir o elenco das obras nas quais os técnicos e industriais de cerâmica procuraram esclarecer as suas dúvidas sobre composição de pastas, dosagens de ingredientes para vidrados, temperatura de fornos e outros processos que garantissem qualidade e uniformidade aos seus produtos, e dos manuais que orientavam o ensino ministrado aos operários e técnicos de cerâmica.

João Serra

Inauguração da Exposição