Equipa

 Maria Antónia Barreto

Professora-coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e investigadora do Centro de Estudos Africanos do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente coordena diversos projetos, sendo de destacar  O papel das Organizações da Sociedade Civil na Educação e Formação: o caso de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Teve participação anterior em projetos de investigação relevantes sobre sistemas educativos dos países em desenvolvimento.

Professora Antónia Barreto

Maria Antónia Barreto


Saico Djibril Baldé

Mestre em Desenvolvimento Social e Económico em África: Análise e Gestão (2008) pelo ISCTE-IUL. Pós-graduado em Urban Management and Planning (1999) no Institute for Housing and Urban Development Studies em Rotterdam – Holanda. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional (1996) pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Colaborador do ISESCO – The Islamic Educational, Scientific and Cultural Organization, junto da Comissão Nacional para UNESCO – Guiné-Bissau desde 2000. Investigador associado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas/Guiné-Bissau desde 2004. Atualmente é bolseiro da FCT no doutoramento em Estudos Africanos e integra dois Projetos de Investigação do Centro de Estudos Africanos.

 

Saico Baldé

Eduardo Costa Dias

Doutor em Antropologia Social, professor do Departamento de Ciência Política  e Políticas Públicas, investigador do Centro de Estudos Africanos e diretor do Doutoramento em Estudos Africanos do ISCTE-IUL. Tem, no contexto africano,  desenvolvido trabalhos sobre o Estado, as relações entre os dignitários muçulmanos e o Estado, as formas de transmissão do saber muçulmano e, mais recentemente,  a natureza das Forças Armadas e a “geopolítica” dos tráficos e rebeliões na região do Saara – Sahel e do Noroeste africano.

 

 

Foto de Eduardo Costa Dias

Eduardo Costa Dias

 

Maria João Cardona

Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, doutorada em Ciências da Educação, elemento do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Continua do Ministério da Educação, elemento do CIEC/Universidade do Minho. Consultora pelo Banco Mundial e Fundação C. Gulbenkian em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné. Destaque para a coordenação da equipa de consultores da ESE de Santarem que colaborou no projeto de reforma e construção de manuais para o ensino básico na Republica Democrática de São Tomé e Príncipe entre 2004 e 2010, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e Banco Mundial. Vários trabalhos e publicações nacionais e internacionais na área da educação  e formação de educadores de infância e formação de professores.

 

Maria João Cardona

 

Ana Paula Pinto

Professora do Ensino Secundário aqui (Potugal) e além-mar (Guiné-Bissau e Moçambique), nasceu em 1964, em Moçambique. Licenciada em Economia, Mestre em Espaço Lusófono: Lusofonia e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona e Diploma de Estudos Avançados, 3º Ciclo, do curso de Doutoramento em Estudos Africanos no ISCTE-IUL. Investigadora em diversos projetos nas áreas de educação e formação, sendo atualmente bolseira do Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL

 

Ana Paula Pinto

 

 

António José Oliveira Martelo

Mestre, Diplomado em Estudos Avançados e Doutorando do 3º Ciclo do Curso de Doutoramento em Estudos Africanos no ISCTE-IUL. Licenciado em História (via ensino) pela U.E. Professor do 3º Ciclo e Ensino Secundário. Orientador de Estágios Pedagógicos. Professor Cooperante em São Tomé e Príncipe. Na área de Estudos Africanos, estuda temáticas relacionadas com o Desenvolvimento económico e social em África; Cooperação, Educação e Formação de Recursos Humanos, Ambiente e Desenvolvimento Local.

António Martelo

 

 

Catarina de Oliveira Lopes

Coordenadora do Departamento de Cooperação da ONG FEC, que tem projetos, sobretudo em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. A sua tese de Mestrado em Desenvolvimento pelo ISCTE (2008) tem como tema a «Participação das populações locais no desenvolvimento da educação – Caso de estudo: escolas comunitárias da região de Bafatá. Guiné-Bissau 2004 – 2006». É autora do livro Recortes da História da Guiné-Bissau. 1900 – 2005 (FEC 2010), que conta com prefácio do jornalista do Expresso José Pedro Castanheira e do editor e do escritor guineense Abdulai Silá. Desde 2001 que integra projetos e programas de desenvolvimento em países do Sul com fortes experiências comunitárias, em particular Angola e Guiné-Bissau, em zonas rurais e isoladas.

Catarina Lopes

Catarina Lopes

Lourenço Joaquim da Costa Rosário

Reitor da Universidade Politécnica e Presidente do Mecanismo Africano de Revisão de Pares- MARP e Presidente do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa-FBLP, é Professor Convidado de diversas Universidades da Europa, África e Américas, principalmente o Brasil. É ainda Professor Titular da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Filologia Românica e Doutorado em Letras e Literatura Africana de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Lourenço do Rosário

Maria João Bessa Pinto

Licenciada em Relações Internacionais, Mestre em Estudos Africanos, com trabalho de investigação essencialmente focado em Moçambique. Doutoranda em Estudos Africanos tem como áreas de interesse: Islão em Moçambique, Educação, Autoridades Tradicionais e Relações Internacionais. Membro e investigadora do CEA/ISCTE-IUL. Experiência profissional desenvolvida em instituições internacionais em projetos de cooperação principalmente na área da Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura.

Maria João Bessa Pinto

Maria João Bessa Pinto

Gefra Gustavo Fulane

Gefra Gustavo Fulane é mestre pelo ISCTE-IUL (Portugal) e licenciada em Antropologia pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). No seu percurso, trabalhou como assistente de investigação em ONG nas áreas de sociedade civil, formação, segurança alimentar e saúde. Integrou uma equipa de investigação de nível internacional no marco do projeto COBASY’s, implementado em Moçambique pela Universidade Eduardo Mondlane e no ISCTE-IUL. Para além de colaborar com os Serviços de Informação e Documentação, foi investigadora de um projeto do Centro de Estudos Africanos.

Gefra Gustavo Fulane

Gefra Gustavo Fulane