Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS)

Número 1, 2016capa

RIECS – Apresentação

A investigação constitui um desafio cada vez mais relevante na vida das instituições de ensino superior. Por seu intermédio, esse desafio alarga-se à sociedade, em geral, e à comunidade que com elas interage, de uma forma específica. Esta comunidade é chamada a participar na investigação, colocando ela própria desafios, empenhando-se para criar condições que permitam que sejam ultrapassados e ousando perspetivar o futuro com o contributo desses resultados.

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS) retoma o seu projeto editorial nesta área, na sequência da publicação anterior da Revista de Educação e Comunicação, entre os anos de 1999 e 2005. O novo projeto, a Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS), surge ainda mais focado na atividade de investigação, como o próprio nome torna manifesto.

Com a criação da Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) pretende estimular o intercâmbio de ideias e experiências, divulgando trabalhos relacionados com as áreas em que desenvolve a sua atividade de investigação, de formação e de participação ativa na comunidade. Procurando fomentar o debate entre a pluralidade de linhas de pensamento que atravessam a Educação e as Ciências Sociais, a RIECS constitui um projeto que pretende contribuir para a construção do conhecimento, fundamentado na divulgação dos resultados de investigação nas áreas referidas e na reflexão que esses resultados suscitam.

Refletindo a diversidade de áreas que abarca, neste número inaugural, são também variados os temas: leitura, na sua dimensão transversal e na dimensão da sua fruição, a profissão docente, a relação escola-família, a aprendizagem de línguas estrangeiras. Estes contributos têm no seu percurso a apresentação de comunicações na conferência internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE). Constituem o adensar da explicitação e aprofundamento da reflexão, tendo como objetivo alcançar novos limiares.

A Direção,
Luís Barbeiro (Diretor)
Hélia Pinto (Subdiretora)
Isabel Simões Dias (Subdiretora)