Solicitação de artigos

A RIECS publica artigos inéditos em Português, Espanhol ou Inglês, sobre temas teóricos, metodológicos, empíricos ou históricos relacionados com as diferentes áreas da Educação e das Ciências Sociais.

As propostas de artigos são sujeitas a um processo anónimo de revisão e avaliação.

Todos os textos submetidos para publicação serão analisados por, pelo menos, dois especialistas da área em que se inscrevem. Dessa análise, será dado conhecimento aos autores e, sempre que os revisores o entendam, serão pedidas reformulações. As propostas de artigos devem ser redigidas de modo a que o anonimato seja garantido no processo de revisão, evitando, por exemplo, a menção a locais ou instituições que permitam identificar a autoria do texto.


Normas para apresentação dos Artigos (Descarregar modelo)

Título do Artigo
Nome do Autor, Instituição de Origem, correio eletrónico

Línguas de publicação A Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS) publica artigos inéditos em Português, Espanhol ou Inglês.

Resumo / Abstract / Resumen A acompanhar os textos devem ser enviados resumos em Português e em Inglês (Abstract), obrigatoriamente. No caso de artigos em Castelhano, ou opcionalmente para artigos nas línguas anteriormente referidas, deve ser também enviado um resumo em Castelhano (Resumen). O texto do resumo não deve exceder 1500 caracteres com espaços. A fonte utilizada deve ser Georgia, 9,5, itálico, espaçamento simples, justificado, 6 pts depois do parágrafo.

Palavras-chave Entre 3 e 5.

Texto da comunicação O tamanho do documento deverá situar-se entre os 30 000 e os 40000 caracteres com espaços (texto, bibliografia e anexos). A fonte utilizada deve ser Georgia, 9,5, normal, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, justificado, 6 pts depois do parágrafo.

Estrutura do texto A estrutura dos textos que apresentam resultados de investigação deverá seguir, grosso modo, a correspondente à estrutura dos artigos científicos (explicitando: na Introdução, os objetivos e enquadramento do estudo no estado da arte; a Metodologia seguida para a realização do estudo; os Resultados obtidos; a respetiva Discussão; e as Conclusões a que se chegou; havendo a possibilidade de a discussão ser feita em conjunto com a apresentação dos resultados ou com as conclusões).

Notas Deverão ser colocadas no final do artigo, após as Referências bibliográficas, e antes de eventuais Apêndices.

Referências bibliográficas
Devem seguir-se as normas da APA (American Psychological Association).

Exemplos para formatação
Ball, D. L. (1990). Prospective elementary and secondary teachers’ understanding of division. Journal for Research in Mathematics Education, 21(2), 132-144.

Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora.

McDonough, A., & Clarke, D. (2002). Describing the practice of effective teachers of mathematics in the early years. In N. A. Pateman, B. J. Doherty, & J. Zilliox (Eds.), Proc. 27th Conf. of the Int. Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 3, pp. 261-268). Honolulu, USA: PME.

Rodrigues, E. F. (2001). Formação de Professores para a utilização das TIC no Ensino: Definição de Competências e Metodologias de Formação. Acedido em 10 de Outubro, 2002, em http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/comunica.htm.

Wu, C.-C., & Lee, G. C. (2004). Use of computer-mediated communication in a teaching practicum course. International Journal of Science and Mathematics Education, 2(4), 511-528.