A RIUL – Red Internacional de Universidades Lectoras – foi criada em 2007, pela Universidade da Extremadura (Espanha), incluindo membros de instituições de ensino superior de Espanha, Portugal e de países da América do Sul. Integrou, depois, Universidades de Itália e Rússia, nas quais se ensina português e/ou espanhol.
As instituições portuguesas de ensino superior que atualmente integram a RIUL são o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade Nova de Lisboa – IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição) e o Instituto Politécnico de Leiria.
Na sequência dos prestigiados fóruns da Red Internacional de Universidades Lectoras realizados em Portugal, as instituições do país atualmente associadas à RIUL organizam o II Simpósio RIUL Portugal 2025 – Horizontes da Leitura num Mundo Digital, que decorrerá na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria – Politécnico de Leiria. O Simpósio visa promover uma nova reflexão crítica sobre a relevância social da formação de leitores e da socialização da leitura, no mundo atual, no quadro de uma transição entre paradigmas de leitura, problematizando e apontando respostas aos desafios colocados pelas sociedades digitais, inclusivas, inovadoras e reflexivas do século XXI.
Para o efeito, e de acordo com a perspetiva e o escopo transdisciplinares da RIUL, a Comissão Organizadora convida os estudiosos das diferentes áreas do conhecimento a participar neste espaço de comunicação e debate que privilegia as seguintes linhas temáticas:
1. Abordagens (inter)disciplinares da leitura socializada entre paradigmas analógicos e digitais.
2. Os suportes digitais e em rede: atratividade e formação de novos leitores na Internet (Estudos de práticas leitoras, clubes de leitura/comunidades de leitura on line, podcasts, blogs, booktubers, book-trailer).
3. Novos agentes, mediadores de leitura e construção de um cânone de leituras (cânone curricular e cânone pessoal de leituras, a partir de novos agentes e espaços de difusão da literatura em contexto digital: booktubers, plataformas e suas implicações em contexto escolar).
4. Novos territórios de práticas, experiências e projetos de leitura e de escrita, enquanto práticas sociais e culturais, e compromisso pedagógico e social (clubes de leitura e de escrita, tertúlias literárias, leituras públicas em voz alta, rotas literárias, cidades e vilas literárias).
5. Os desafios dos ecossistemas da leitura e do livro para a formação inicial e ao longo da vida de educadores e professores.
As propostas de comunicação (resumos entre 250 e 350 palavras) devem ser submetidas à Comissão Organizadora até ao dia 15 de setembro de 2025, através do e-mail: horizontes.riul.esecs@ipleiria.pt – ALARGAMENTO DE PRAZO ATÉ 20 de outubro
A aceitação das propostas será comunicada por e-mail até ao dia 15 de outubro de 2025 – COMUNICAÇÃO DE ACEITAÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS ATÉ 30 de outubro






