indústria musical na sociedade contemporânea

Organização:

CTeSP Música Digital

Departamento de Artes, Criatividade e Cultura

sobre

Este ciclo de conferencias tem como objetivo principal promover a música como expressão artística e cultural, explorando a sua diversidade e impacto na sociedade contemporânea. Por meio de conferências e workshops, serão abordados vários aspectos da indústria musical, como produção, distribuição, marketing e impacto cultural, além de proporcionar oportunidades para os participantes explorarem diferentes gêneros musicais. O projeto também procura fomentar diálogos entre profissionais, académicos, estudantes e a comunidade, facilitando a troca de ideias sobre tendências do mercado, novas tecnologias e desafios enfrentados pela indústria. Além disso, visa explorar a relevância cultural e artística das diferentes realidades musicais na sociedade contemporânea, analisando o seu papel em questões sociais, políticas e culturais. Estas iniciativas procuram promover a cultura e a arte, estimular o pensamento crítico e integrar academia e indústria musical para o avanço e inovação neste campo em Portugal.

eventos transmitidos online

Todos os eventos realizados no âmbito do ciclo de conferencias serão transmitido nos canais oficiais

O link estará disponível no dia do evento

DATAS

13 de maio | Sala A.0.4 (ESECS | IPLeiria)

Daniel Constantino (produção)

Daniel Constantino é um pianista e produtor musical natural de Leiria, nascido a 6 de abril de 1998. Iniciou a sua carreira musical no universo clássico, obtendo formação em Performance de Piano pela Universidade de Aveiro, onde também concluiu um Mestrado em Ensino da Música.

Durante este percurso académico, teve o privilégio de receber ensinamentos de professores de renome internacional, o que enriqueceu a sua visão artística. Para além da música erudita, Daniel encontrou inspiração no jazz e noutros estilos contemporâneos, levando-o a explorar a produção musical desde os seus 14 anos.

Ao longo da sua carreira, colaborou com diversos artistas, como INÊS APENAS, Equinócio e Milhanas. Atualmente, para além do ensino do piano e da produção musical, integra projetos como teclista, destacando-se entre eles Miss Universo, Península e MeiaCura.

A sua busca incessante por novas sonoridades e estéticas musicais reflete-se nas suas criações, tornando-o um artista versátil e inovador, com um profundo compromisso com a excelência e a criatividade.

20 de maio | Auditorio 1 (ESECS | IPLeiria)

Alexandra Ferreira (comunicação)

“Cresci entre Almada e o Seixal. Apaixonada por música, comunicação, novas tecnologias, fotografia e imagem em movimento, a minha formação é em Cinema, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Tenho também formação em marketing digital.

Comecei a trabalhar em produção de eventos de música clássica. Pelo meio, trabalhei numa produtora de cinema e também numa produtora de video. Trabalho na área da comunicação (offline e online) desde 2012 e desenvolvi a comunicação de artistas nacionais, de concertos, de instituições e de festivais. Desde então, produzi, também, videoclips e eventos.”

27 de maio | Auditorio 1 (ESECS | IPLeiria)

Tiago Matos (Agenciamento e Booking)

Tiago Rodrigues de Matos, natural de Arruda dos Vinhos, é um artista multifacetado, sendo pianista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical, ator, escritor e professor. Iniciou os seus estudos musicais em 2009, e formou-se em Performance pela Universidade de Aveiro, sob a tutela de Fausto Neves, em 2020.

A sua carreira artística abrange performances em prestigiados locais em Portugal, dos quais se destacam Altice Arena, Casa da Música, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Coliseu do Porto, Aula Magna, Teatro Aveirense, Quartel das Artes, Centro Cultural de Ílhavo, Casino de Chaves, e no Brasil, tais como Cidade das Artes e Teatro Amazonas.

Tiago colabora regularmente com a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Filarmónica Gafanhense, participando de grandes projetos como ‘Harry Potter and the Sorcerer’s Stone’ (Wizink Arena, Madrid) e ‘Harry Potter and the Half-Blood Prince’ (Altice Arena, Lisboa). A sua versatilidade artística vai além do convencional, envolvendo-se em projetos como diretor artístico, arranjador e teclista em espetáculos como ‘MIURA’ e como arranjador, tendo colaborado em projetos de INÊS APENAS, ProfJam e Fadomorse. É ainda de destacar o espetáculo ‘O Grande Sousini’ de Gerson Batista, no qual é o ator principal e pianista. Sendo fundador do projeto ‘OST’, que une música e cinema, o seu interesse pela música programática levou-o a trabalhar na criação de bandas sonoras para curtas e longas-metragens, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Em 2022, co-fundou a banda ‘MeiaCura’ e editou o álbum de estreia ‘RITUAL’, no qual teve um papel fulcral no que toca à produção. Além disso, enveredou pela literatura com a publicação do livro de poesia ‘Deambulações de um jovem que (ainda) não viveu’ pela editora Atlantic Books.

Em outubro de 2023, fundou a agência ‘ATOMS MGMT’, dedicada à promoção de artistas emergentes portugueses da música independente, na qual é agente e manager. Atualmente é artista freelancer em diversos projetos e desempenha o papel de copista e editor na editora AvA – Musical Editions, em Lisboa.

LOCALIZAÇÃO

ESECS | IPLeiria

Campus 1 Rua Dr. João Soares Apt 4045, 2411-901 Leiria