Workshops


Workshop 1 | O Scratch como recurso para a resolução de problemas

Dinamizadores: Carlos Leão, Marina Pereira e Nuno Rainho

Este workshop é projetado para professores de Matemática que desejam integrar o pensamento computacional nas suas aulas através do Scratch, metodologia que está em consonância com os objetivos das Aprendizagens Essenciais. O uso do Scratch apoia o desenvolvimento do pensamento computacional, essencial para a resolução de problemas, e facilita a criação de múltiplas representações dos conceitos. Além disso, promove a exploração de conexões entre diferentes áreas da Matemática e a aplicação de conceitos em contextos reais, proporcionando uma visão integrada da disciplina.

Durante a sessão, os professores terão a oportunidade de se familiarizar com a interface do Scratch e de explorar como a programação pode ser usada para explorar matemática de maneira criativa e envolvente, neste caso especialmente dedicada à geometria e medida.

Objetivos

  • Desenvolver projetos no Scratch ligados à Geometria e Medida;
  • Promover o pensamento computacional e o pensamento geométrico;
  • Promover a criatividade na resolução de problemas em Geometria e Medida.

Recursos: Cada professor deve trazer o seu computador.

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Workshop 2 | Pensamento Computacional e resolução de problemas

Dinamizadores: Ana Oliveira, Dina Tavares e Hélia Pinto

Neste workshop serão exploradas as diferentes práticas de pensamento computacional associadas à resolução de problemas matemáticos do 1.º e 2.º ciclos, num contexto de ensino exploratório. Assim, pretende-se aprofundar o conhecimento daquelas práticas para que os professores possam identificar e/ou formular problemas cuja resolução as promova, desenvolvendo, assim, o pensamento computacional, uma capacidade transversal do ensino da matemática.

Recursos: Não é necessário qualquer recurso adicional.

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Workshop 3 | Resolução de problemas e ensino exploratório

Dinamizadores: Hugo Menino, Marina Rodrigues, Nicole Duarte e Soraia Farinha

Este workshop visa abordar o ensino exploratório, aliado à resolução de problemas, como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática, tendo em vista o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores, numa perspetiva de estreita articulação investigação-prática de ensino. O workshop inclui momentos de apresentação de perspetivas gerais sobre a resolução de problemas através do ensino exploratório, e de trabalho prático realizado em pequenos grupos com posterior discussão coletiva de todos os participantes.

Objetivos

  • Experienciar oportunidades para o desenvolvimento curricular em Matemática que contemplem a resolução de problemas em aulas exploratórias;
  • Discutir a preparação e condução da aula exploratória, atendendo a cada uma das fases em que se organiza;
  • Explorar diferentes problemas matemáticos, numa abordagem exploratória, discutindo as suas características e potencial para o desenvolvimento das capacidades transversais dos alunos;
  • Discutir sobre os desafios e condições para a realização bem-sucedida de aulas exploratórias que contemplem a resolução de problemas.

Recursos: Não é necessário qualquer recurso adicional.

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Workshop 4 | O GeoGebra na resolução de problemas

Dinamizadores: Eulália Santos, Lídia Santo e Raquel Vieira

Objetivos

  • Explorar as funcionalidades básicas do software GeoGebra e as suas potencialidades no ensino da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
  • Resolver problemas com recurso ao software GeoGebra.
  • Criar e analisar construções dinâmicas que favoreçam a aprendizagem interativa e a descoberta.
  • Promover a partilha de estratégias que promovam a resolução de problemas com recurso ao software GeoGebra no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da utilização do software GeoGebra em sala de aula para desenvolver a capacidade de visualização e a compreensão de conceitos matemáticos nos alunos(as) do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Recursos: Cada professor deve trazer o seu computador ou tablet.

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Workshop 5 | A Inteligência Artificial para a formulação de problemas matemáticos

Dinamizadores: Adriana Lage, Rita Cadima e Rogério Costa

Esta formação de 2 horas tem como objetivo explorar o potencial da Inteligência Artificial na conceção de problemas matemáticos alinhados, em especial, com os currículos do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Através de uma abordagem teórico-prática, serão analisadas ferramentas de IA, estratégias de construção de prompts eficazes e critérios de avaliação da qualidade das questões geradas. A formação visa capacitar os docentes para integrar a IA no ensino da matemática de forma crítica e pedagógica.

Objetivos

  • Compreender o potencial da Inteligência Artificial na Educação
  • Desenvolver competências em prompting
  • Analisar criticamente a qualidade dos problemas gerados
  • Promover a integração pedagógica da IA no ensino da matemática

Recursos: Cada professor deve trazer o seu computador.