Apresentação

O curso TeSP de Intervenção em Espaços Educativos é um curso superior com a duração de quatro semestres letivos ao qual correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Sendo este um curso vocacionado para a formação de profissionais que atuam em contextos pedagógicos, o plano curricular constitui-se por unidades curriculares enquadradas em diferentes áreas de educação e formação, com predomínio nas áreas dos Serviços de Apoio a Crianças e Jovens e das Ciências da Educação.

Perfil Profissional
Planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins de infância e escolas, centros de ocupação de tempos livres, serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.

Atividades principais

  • Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados.
  • Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças, adolescentes ou adultos.
  • Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica.
  • Colaborar na planificação e dinamização de atividades de tempos livres.
  • Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção.
  • Acompanhar crianças, adolescentes e adultos nos diversos momentos e rotinas do quotidiano da instituição.
  • Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, desenvolvimento e avaliação de atividades e projetos.
  • Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo.
  • Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, a segurança e o bem-estar.
  • Promover e dinamizar atividades intergeracionais.
  • Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos.
  • Colaborar na conceção e aplicação de soluções criativas para problemáticas que ocorrem nos espaços educativos.

Plano de estudos

Unidades curriculares Semestre
 Créditos
Comunicação em Língua Portuguesa 1  6
Psicologia do Desenvolvimento 1  5
Fundamentos da Pedagogia 1  5
História e Filosofia da Educação 1  4
Sociologia da Educação 1  4
Linguagens Artísticas na Intervenção Educativa 1  6
Psicologia da Aprendizagem 2  4
Oficina Multimédia 2  5
Técnicas de Animação Sócioeducativa 2  5
Análise da Prática e dos Contextos Educativos 2  8
Educação para os Afetos e para a Saúde 2  4
Higiene e Segurança no Trabalho 2  4
Educação e Diversidade 3  5
Métodos e Técnicas de Intervenção em Espaços Educativos 3  8
Formação Pessoal e Social 3  4
Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo 3  4
Educação Especial 3  4
Educação para o Ambiente e Património 3  5
Estágio 4  30
                                     Total  120

Ver informação completa no Aviso-n.º o14567/2015, Diário da República – 2.ª série -n.º 244-15 de dezembro de 2015

Prosseguimento de estudos

Os titulares de um curso TeSP de IEE estão dispensados da prova específica para o ingresso nos cursos de licenciatura em Educação Básica e Educação Social, nos quais poderão beneficiar de creditações: