O curso TeSP de Intervenção em Espaços Educativos é um curso superior com a duração de quatro semestres letivos ao qual correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).
Sendo este um curso vocacionado para a formação de profissionais que atuam em contextos pedagógicos, o plano curricular constitui-se por unidades curriculares enquadradas em diferentes áreas de educação e formação, com predomínio nas áreas dos Serviços de Apoio a Crianças e Jovens e das Ciências da Educação.
Perfil Profissional
Planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins de infância e escolas, centros de ocupação de tempos livres, serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.
Atividades principais
- Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados.
- Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças, adolescentes ou adultos.
- Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica.
- Colaborar na planificação e dinamização de atividades de tempos livres.
- Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção.
- Acompanhar crianças, adolescentes e adultos nos diversos momentos e rotinas do quotidiano da instituição.
- Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, desenvolvimento e avaliação de atividades e projetos.
- Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo.
- Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, a segurança e o bem-estar.
- Promover e dinamizar atividades intergeracionais.
- Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos.
- Colaborar na conceção e aplicação de soluções criativas para problemáticas que ocorrem nos espaços educativos.
Plano de estudos
Unidades curriculares | Semestre | |
Créditos | ||
Comunicação em Língua Portuguesa | 1 | 6 |
Psicologia do Desenvolvimento | 1 | 5 |
Fundamentos da Pedagogia | 1 | 5 |
História e Filosofia da Educação | 1 | 4 |
Sociologia da Educação | 1 | 4 |
Linguagens Artísticas na Intervenção Educativa | 1 | 6 |
Psicologia da Aprendizagem | 2 | 4 |
Oficina Multimédia | 2 | 5 |
Técnicas de Animação Sócioeducativa | 2 | 5 |
Análise da Prática e dos Contextos Educativos | 2 | 8 |
Educação para os Afetos e para a Saúde | 2 | 4 |
Higiene e Segurança no Trabalho | 2 | 4 |
Educação e Diversidade | 3 | 5 |
Métodos e Técnicas de Intervenção em Espaços Educativos | 3 | 8 |
Formação Pessoal e Social | 3 | 4 |
Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo | 3 | 4 |
Educação Especial | 3 | 4 |
Educação para o Ambiente e Património | 3 | 5 |
Estágio | 4 | 30 |
Total | 120 |
Ver informação completa no Aviso-n.º o14567/2015, Diário da República – 2.ª série -n.º 244-15 de dezembro de 2015
Prosseguimento de estudos
Os titulares de um curso TeSP de IEE estão dispensados da prova específica para o ingresso nos cursos de licenciatura em Educação Básica e Educação Social, nos quais poderão beneficiar de creditações: