O Projeto

O Projeto «Laboratório de Criação Artística» surge na sequência da identificação do interesse dos estudantes em aprofundarem os seus conhecimentos nas áreas artísticas e/ou envolverem‐se pela primeira vez em práticas de criação artística. Assim, este projeto é dirigido aos estudantes da ESECS e também a estudantes das escolas do IPL que se situam na zona geográfica de Leiria.

Numa primeira fase, este «Laboratório de Criação Artística» será organizado em Oficinas, cada uma referente a uma linguagem artística (Dança/Teatro, Fotografia, Música e Artes Plásticas), com a duração de 3 horas semanais cada, a funcionarem em simultâneo, ao final do dia escolar, e com orientadores/docentes especializados em cada uma das áreas.
Estas oficinas decorrerão na ESECS em diferentes espaços específicos (sala de expressão dramática, ginásio, sala de música, ateliê de expressão plástica, salas com equipamentos multimédia, entre outros).

Os estudantes inscrever‐se‐ão na oficina de sua preferência, sabendo que existirão momentos, sobretudo na segunda fase, em que as experiências com as outras artes se irão cruzar e articular.

De forma resumida, apresentamos os principais aspetos que caraterizarão as atividades em cada uma das oficinas específicas:
• Na Oficina de Dança/ Teatro os estudantes experimentarão o movimento através do estudo do espaço, do tempo e do corpo, numa orientação que lhes permita a interpretação e a criação; de igual modo, serão envolvidos em situações onde exercitarão o uso dos elementos da linguagem teatral e nas quais, em interação, poderão expressar e comunicar criativamente o que pensam e o que sentem;

• Na Oficina de Fotografia, serão abordadas as noções elementares que permitirão aos estudantes compreender aspetos abrangidos pela Fotografia ‐ a composição, a produção, a edição e manipulação da imagem fotográfica; o principal enfoque desta oficina será a utilização da Fotografia como linguagem artística e meio de criação;

• Na Oficina de Música os estudantes poderão alargar a sua cultura musical e exercitarão a expressão e comunicação criativas através da música; neste sentido, serão abordadas noções elementares relacionadas com o uso da voz, de instrumentos acústicos e eletrónicos e de tecnologias diversas;

• Na Oficina de Artes Plásticas, os estudantes serão intervenientes em situações de criação plástica, nas quais poderão fazer uso dos elementos da linguagem plástica a partir da perceção, interpretação, registo de ideias e da transformação e modificação de materiais plásticos.

Numa segunda fase, após a formação vivenciada pelos estudantes nas oficinas, estes serão envolvidos na construção de projetos integrados de criação artística onde aplicarão as experiências e técnicas anteriormente desenvolvidas. Estes projetos multidisciplinares serão acompanhados pelos docentes especializados nas diferentes áreas artísticas, que trabalharão de forma colaborativa no apoio à construção e criação das obras dos estudantes.
Estas obras/performances serão depois objeto de partilha e divulgação entre a comunidade académica, através da transformação dos espaços existentes na escola em ambientes animados pela imaginação e pela criação artística.
O contributo para a literacia artística desta comunidade será, desta forma, duplamente concretizado, através:
‐ da participação ativa do grupo de estudantes envolvidos em processos de criação artística;
‐ e do envolvimento de públicos diversificados existentes na comunidade académica (outros estudantes, outros docentes, funcionários, etc.).

A inscrição e participação no Laboratório de Criação Artística são gratuitas.

O Projeto «Laboratório de Criação Artística» tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e resulta de uma parceria entre esta instituição, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e a Escola de Dança Clara Leão.

Os comentários estão fechados.