O PROJETO “Oriente.com.pt”

oriente_com_pt

Enquadramento

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) recebe, a cada ano letivo, estudantes chineses, no âmbito do curso de Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português, do 3.º ano do curso de Língua e Cultura Portuguesa da Beijing Language and Culture U niversity (BLCU) e do curso de Chinese-Portuguese-English Studies, por acordo com a Academia de Sichuan. Para além das aprendizagens em aula, designadamente quanto à Língua Portuguesa, a vinda dos estudantes chineses tem por objetivos proporcionar o contacto direto com a sociedade e cultura portuguesa e fomentar a imersão num ambiente de comunicação linguística em Português.

A criação de mecanismos que favoreçam o contacto com os colegas portugueses da ESECS constitui um meio decisivo para a vivência dos aspetos culturais e para o recurso à língua portuguesa como veículo de comunicação preponderante, para além das aulas.

É com esse propósito que se instituiu o projeto Oriente.com.pt, que congrega um conjunto de atividades orientadas para a aprendizagem da língua portuguesa e para a aprendizagem intercultural, concretizadas com a participação de estudantes portugueses e chineses.

OBJETIVOS

• Promover o estabelecimento de contactos entre os estudantes chineses e os colegas portugueses, orientados para o desenvolvimento da proficiência linguística dos primeiros e da descoberta intercultural de todos os participantes;
  • Proporcionar aos estudantes chineses o acesso à comunicação, ao convívio direto e à experiência informal, que complementem as aprendizagens em contextos formais e que criem oportunidades de aplicação em relação a essas aprendizagens;
  • Desenvolver a capacidade, por parte dos estudantes chineses, de prosseguir a aprendizagem de forma autónoma, em relação a objetivos e centros de interesse próprios;
  •  Proporcionar aos estudantes portugueses a possibilidade de desenvolverem as suas competências interculturais, num mundo contemporâneo cada vez mais globalizado.

CONCRETIZAÇÃO

• Como estratégia de base do projeto, encontra-se a constituição de uma parceria entre um estudante chinês e um estudante português de outro curso/turma da ESECS;
  • Esta constituição é incentivada e dinamizada pelos docentes participantes, no âmbito das suas turmas;
  • As parcerias desenvolvem-se por meio de encontros regulares, apoiados por guiões orientados para a aprendizagem intercultural e, de forma subjacente, para o desenvolvimento da proficiência linguística em Português dos estudantes chineses;
  • Os estudantes portugueses participantes assumem o papel de informantes e de coadjuvantes em relação à descoberta de aspetos culturais da sociedade portuguesa e reciprocamente beneficiam da descoberta de aspetos culturais chineses, assumindo ainda o papel de apoiantes do desenvolvimento da proficiência linguística em Português dos colegas chineses;
  • Os encontros regulares, em número mínimo, são objeto de registo, de reflexão ou de criação de evidências/ produtos, cuja responsabilidade de apresentação perante os docentes recai sobre os estudantes chineses, podendo ser subscritos em conjunto;
  • Para além dos encontros regulares, os participantes podem apresentar registos, reflexões ou produtos, na sequência de outros encontros ou iniciativas, para serem considerados no âmbito do projeto.

INVESTIGAÇÃO

• A acompanhar a concretização do projeto, é desenvolvida uma componente de investigação tendo por base a recolha de dados, por meio de questionários, entrevistas e registos de atividades, assim como por meio da análise dos documentos produzidos pelos estudantes.
  • Pretende-se com a componente de investigação, para além da contribuição para o conhecimento científico na área da aprendizagem de línguas, aferir os aspetos que devam ser reorientados na concretização do projeto.

oriente_com_pt